No início de junho o Instagram também passou a oferecer a publicação de vídeos curtos, sistema idêntico ao Vine. Com a novidade, muitos usuários aderiram ao Instagram deixando de lado o Vine.

Assim, para não perder espaço no mercado, o Vine lançou várias novidades na quarta-feira (3), que estão disponíveis para o sistema operacional Android e iOS. Dentre as mudanças está a forma como o conteúdo é classificado como também a inclusão de novas funções.

O aplicativo conta agora com 15 categorias de vídeos. Os usuários, com as novidades, podem encontrar vídeos classificado como "família", "arte e entretenimento", "beleza e fashin" e "comida". 

Os vídeos mais populares também receberam maior destaque, com especificações para eles: o "Popular Now" e "On the Rise".

Outra novidade diz respeito a gravação de vídeos, que agora possui várias configurações de foco, inserir uma grade de alinhamento, compartilhar uma publicação do Vine dentro de seu perfil, proteger a conta para que apenas os usuários  que são autorizados possam ver suas publicações e também uma correção generalizada de bugs e erros do programa.

A versão 1.3 do Vine pode ser encontrada gratuitamente na App Store.