De acordo com dados da consultoria IDC, o mercado de computadores no Brasil registrou queda de 10% no primeiro trimestre de 2013, se comprado ao mesmo período do ano anterior. Assim, nos três primeiros meses do ano as fabricantes de PCs venderam 3,4 milhões de máquinas no país.

Os computadores de mesa, os chamados desktops, foram os mais afetados. Conforme  a consultoria, foram comercializados 11% a menos no primeiro trimestre do ano quando comparado ao ano anterior.

De acordo ainda com a IDC, as vendas globais de computadores registraram queda de 13% no primeiro trimestre do ano em comparação a 2012.  "No Brasil também há um impacto, porém de forma um pouco mais lenta", diz Pedro Hagge, analista da IDC Brasil, em comunicado.

A IDC diz que a maior queda está relacionada a venda de computadores domésticos, que os usuários estão optando cada vez mais por tablets. "Para quem quer navegar pela internet, consumir conteúdo, ou até mesmo usar algum dispositivo para jogos, por exemplo, os tablets estão sendo preferidos, principalmente os de preços mais acessíveis", diz Hagge. 

Hagge explica que enquanto os tablets sofreram redução de preço neste período, os computadores tiveram aumento em decorrência da alta do dólar.