Nesta quinta-feira (27), após vários rumores sobre supostas remoções de conteúdos políticos do Facebook, a rede social no Brasil emitiu uma nota esclarecendo suas políticas e conteúdo.

Segundo a rede social, não existe qualquer censura automática contra discursos políticos, bem como o número de denúncias não determinada  a retirada de qualquer conteúdo. Conforme o comunicado, o Facebook conta com uma "infraestrutura robusta de denúncia" e "um time de revisores altamente treinado para avaliar os casos".

"Quando um conteúdo é denunciado, ele só é removido se violar nossos Termos de Uso. É importante esclarecer que não retiramos conteúdos com base no número de pessoas que reportaram algo", diz ainda a empresa.

Em nota, a rede social salienta que revisa "manualmente" todas as denúncias e que só são usados sistemas automatizados em casos mínimos, como no caso de spam.  A companhia finalizou a declaração dizendo que só remove conteúdos que não estejam de acordo com os seus termos de utilização.

"Muitas vezes precisamos balancear a possibilidade dos nossos usuários se expressarem e compartilharem informações, ao mesmo tempo em que possamos garantir um ambiente seguro para todas as pessoas que usam o nosso serviço", conclui o comunicado publicado no Facebook Brasil.

A nota foi divulgada no perfil pessoal do vice-presidente do Facebook para América Latina, Alexandre Hohagen.