Esta semana está começando com tudo, seja em Los Angeles, na E3 2013, ou na WWDC da Apple. Falando da segunda, esperava-se novidades correspondentes aos rumores envolvendo um novo sistema operacional para os aparelhos Apple. Desenvolvedores esgotaram todos os ingressos em 71 segundos e lotaram as dependências da conferência.

Na semana passada já publicamos uma notícia informando dos imensos rumores do lançamento do iOS 7. Lá, colocamos imagens ilustrativas que poderiam vir a ser de um iPhone equipado com o novo sistema operacional.

Pois a equipe comandada por Jony Ive trabalhou muito, e perfeitamente. No evento de hoje, Tim Cook fez a introdução, apresentando números dos SO criados pela empresa. Na sequência, Jony Ive, através de um vídeo, comentou como foram estes dias para criar uma nova experiência para os aparelhos da Apple.

Com a interface modificada, o padrão estabelecido pelo finado Steve Jobs acabou perdendo espaço para um design mais simples mas não menos arrojado. Com a tela de fundo animada, a vitalidade do sistema contagia o usuário. As demonstrações renderam do público, muitas palmas em pé. Os recursos multitarefa foram aprimorados e estão realmente "multifarefas". As telas translúcidas tomam conta do aparelho e foram aprovadas pelos presentes, certamente o serão pelos usuários.

O centro de controle passou a ser mais efetivo que nas versões anteriores, podendo ser acessado inclusive quando a tela estiver bloqueada. A função Multitask funciona para todos os aplicativos existentes, aumenta a economia de energia. Outra função alterada para melhor, é que o update dos apps deve ocorrer em segundo plano e automaticamente. Novos recursos foram incorporados ao navegador Safai como a navegação das abas de conteúdo. Até uma luminária está inclusa nas funções do iOS 7, utilizando o LED do flash para iluminar o que você bem entender.

Sempre que possível, uma pequena alfinetada era aplicada na concorrente Samsung, ao explicar as funções inovadoras do AirDrop, Craig Fererighi aproveitou para dizer:

Se você quer compartilhar uma foto com um amigo, é só clicar no nome dele, não precisa sair batendo um celular no outro

A Siri agora conta com uma versão masculina, está aprimorada e chega inicialmente para EUA, Alemanha e França. Dentre as inovações estão comandos de voz como: "Aumente o brilho da tela". Além de pesquisa no Google, resultados do Bing, Wikipédia e Twitter estarão integrados às pesquisas realizadas pelo Siri.

iTunes Radio

Outro rumor que se concretizou foi o anúncio do iTunes Radio que também já noticiamos aqui, só que com outro nome. Enfim, o serviço de streaming de rádio funciona como os outros já existentes, o usuário faz sua lista preferida de músicas e as ouve como que numa rádio. O serviço oferecido pela Apple é grátis, porém, com exibição de propagandas para quem não for assinante.

Um pacote de recursos legais e inovadores foram colocados a disposição do consumidor e a grande maioria deles estará no mercado ainda este ano. Lembrando que o iOS 7 estará disponível para atualização, apenas para quem tem iPhone 4 ou superior ou iPad 2 ou superior.

Aqui você fica sabendo de tudo o que acontece na Apple.