E-mail marketing pode ser um diferencial

Para a maioria dos negócios online nos dias de hoje, o e-mail marketing se configura como uma peça central na estratégia de venda. Assim, trata-se de uma ferramenta importante de divulgação dos produtos ou serviços da marca.

Por | @oficinadanet Marketing Digital

O mais importante é que o e-mail marketing é direcionado especificamente para as pessoas que fazem parte do público-alvo ao qual se deseja atingir. Entretanto, esse é apenas um dos diferenciais dessa modalidade de marketing. Inclusive, um dado interessante, é que há muita confusão sobre quais seriam os diferenciais reais da ferramenta e-mail marketing e, assim, muitos empresários e administradores ainda não investiram nessa ferramenta porque creem estar disseminando uma forma de spam.

Para esclarecer em definitivo tal assunto iremos, então, expor algumas das diferenças marcantes entre os perfis das duas estratégias de divulgação.

E-mail marketing pode ser um diferencial
Spam - um turbilhão de lixo em meio à bons produtos

O spam não tende a fidelizar o cliente – pois são vistos como mensagens indesejadas enviadas por alguma empresa para fazer propaganda, o que incomoda bastante o destinatário – o que é diferente no caso do e-mail marketing, que seleciona para quem fazer o envio e, também, qual a frequência do mesmo.

Ou seja, o spam, em geral, é um envio contínuo de mensagens, que não respeita uma periodicidade clara, causando uma saturação das informações. No caso do e-mail marketing, o correto é que a marca dispare suas propagandas e mensagens uma vez a cada semana. Apesar de mais lenta, trata-se de uma estratégia mais agradável e respeitosa, fazendo com que o público se interesse de uma forma natural – e crescente – pela marca e tudo o que ela oferece.

Além disso, o e-mail marketing, quando corretamente empregado, permite que o indivíduo que recebe as mensagens possa deixar, quando bem desejar, a lista de e-mails daquele anunciante, ou seja, é um processo de total liberdade, onde clientes se disponibilizam voluntariamente a receber as informações e notícias sobre um determinado produto ou serviço. O link que autoriza o usuário a sair da lista precisa estar visível no fim de todos os e-mails enviados.

Em contrapartida, o spam é uma tática virtual obscura que se apropria de listas de destinatários de outros para fazer envio indiscriminado de mensagens, dos mais variados temas e assuntos. Essa apropriação de dados pode acontecer em um simples cadastro que se faça em um site, ou em um formulário que se preencha, na Internet. A grande dificuldade é justamente essa: há centenas de informações pedidas todos os dias por sites, para obter acesso. Como ter certeza sobre qual página irá agir de má-fé? Por isso que o spam se disseminou tanto no mundo inteiro.

E é aí que reina a confusão, porque há muitas empresas sérias que realizam um e-mail marketing, absolutamente idôneo, mas que sofrem com o sequestro de dados de seus destinatários, por spammers – hackers ou grupos especializados na prática do spam – e, com isso, passam a enviar, de forma contínua, mensagens para os membros da lista de e-mails.

Assim, sabemos que, mesmo com a possibilidade de falhas, um dos maiores diferenciais do e-mail marketing é justamente a vontade do destinatário em fazer parte daquele grupo específico. Assim, a marca consegue ter uma vitrine virtual constante e, o melhor, sempre divulgando seus produtos e serviços para um público potencialmente consumidor, ampliando a chance da conversão em novas vendas. 

E-mail marketing pode ser um diferencial
O e-mail direcionado e focado no desejo do cliente, é um trunfo em favor da empresa

Além disso, o e-mail marketing também conta com um envio ágil, pois é uma propaganda que, após criada, leva poucos segundos para se espalhar por todo o planeta. Pode-se também ter plena noção a respeito de quantas pessoas acessaram cada link do site, avaliando o que está fazendo sucesso e o que precisa ser reposicionado, gerando números confiáveis dos resultados da marca. Dessa observação, poderá ser gerada uma análise aprofundada do perfil dos clientes, o que certamente resultará em um estreitamento na relação com o público, por meio de um bom serviço de atendimento, descontos, promoções, enfim, diversas táticas que se converterão em ótimos resultados comerciais.

Portanto pense, avalie, o e-mail marketing pode ser um tiro certo em sua caminhada de fidelidade com o cliente.

Mais sobre: email, marketing, business
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