Depois de aprendermos a criar um banco de dados e fazer um select simples usando PHP, nesta tópico do Guia de PHP vamos apresentar como fazer um insert, update e delete no banco de dados. Este tutorial é uma continuação do guia.

Pessoal, lembre de ajudar a divulgar o Guia do PHP, use os botões ao lado para divulgar nas redes sociais. O Guia de PHP é um trabalho árduo de ser feito, precisa-se trazer muitos exemplos e formas de facilitar a sua compreensão, por isto que lhe peço para ajudar na divulgação, isto nos ajudará a produzir mais e mais.

Para realizarmos a manipulação dos registros no banco de dados, precisamos necessariamente estar conectados ao banco de dados. 

Criamos uma tabela específica para trabalhar os dados, esta tabela tem o nome de tutorial e é composta de 4 campos, o primeiro a chave primária da tabela, o segundo um campo de texto pequeno, o terceiro um campo de descrição de texto maior e por último um campo de tinyint, que costumo usar para trabalhar com FLAGS. Flags são campos que setamos para dizer se o registro é algo ou não, ou seja, trabalhar com 0 ou 1. Neste caso vamos colocar o nome de publicado, para saber se o registro está publicado ou não na internet. Vamos nos próximos artigos entender melhor o funcionamento deste campo FLAG. Segue abaixo o esquema da tabela:

CREATE TABLE `tutorial` (
`tutorial_id` int(11) NOT NULL AUTO_INCREMENT,
`titulo` varchar(200) NOT NULL,
`descricao` text NOT NULL,
`publicado` tinyint(1) NOT NULL,
PRIMARY KEY (`tutorial_id`)
) ENGINE=MyISAM DEFAULT CHARSET=latin1 AUTO_INCREMENT=1 ;

A tabela no phpMyAdmin: 

Agora sem mais delongas vamos a manipulação dos dados:
INSERT no MySQL:
Insert no MySQL consiste em inserir dados em uma tabela definida, você pode inserir todos os campos da tabela, ou inserir somente campos definidos na sua consulta de inserção. Vamos a um exemplo prático:

Criação da tabela

Agora sem mais delongas vamos a manipulação dos dados:

INSERT no MySQL:

Insert no MySQL consiste em inserir dados em uma tabela definida, você pode inserir todos os campos da tabela, ou inserir somente campos definidos na sua consulta de inserção. Vamos a um exemplo prático:

 

Neste exemplo acima podemos ler o código desta forma: Insere na tabela tutorial, os campos tutorial_id, titulo, descricao, publicado os seguintes valores: nulo para o id (que é auto incremento), Título do tutorial, descrição do tutorial aqui e zero. Todos devem manter a ordem de inserção, ou seja, o campo título, segundo na lista dos campos, deve ser o segundo item nos VALUES.

A sintaxe padrão é:

INSERT INTO tabela (campo1,campo2) VALUES ('valor1','valor2');

Para executar o comando de insert no banco de dados usando PHP, nós precisamos executar a função mysql_query(); do PHP, assim como já fazemos no SELECT. O parâmetro necessário na função mysql_query é uma string que contenha o comando SQL a ser executado no banco de dados. Veja o exemplo de inserção no banco de dados abaixo: 

 

Exemplo de resultado inserido visto no phpMyAdmin:

Leia novamente esta parte do artigo se você não compreendeu corretamente. Para lhe ajudar também, o insert precisa usar a função mysql_query(); nela, precisamos passar o comando SQL que queremos executar, no caso, um insert. E para a função mysql_query funcionar, precisamos necessariamente estar com o banco de dados conectado. 

UPDATE no MySQL:

Vamos agora ao comando UPDATE, que é usado para alterar informações no banco de dados. A sintaxe do UPDATE é diferente da sintaxe do INSERT, veja o exemplo dela abaixo:

UPDATE tabela SET campoaseralterado = 'valor novo do campo' WHERE tabela_id = '1';

Leia-se: Altere na tabela, o campoaseralterado = 'valor novo do campo' ONDE o ID do registro' é igual a 1.

Algumas características do UPDATE:

  • Podemos alterar todos os registros da tabela, um ou mais registros ou todos os registros da tabela. 
  • É importante ter em mente que se você não usar a cláusula WHERE, o comando vai alterar todos os registros da tabela. 
  • Podemos fazer além do WHERE um AND ou OR na sintaxe, assim podemos usar mais combinações de condições para que filtremos os registros a serem alterados. Por exemplo: Podemos alterar todos registros com data inferior a hoje e (AND) que a hora seja maior que 10 horas. Assim usaremos um WHERE para a data e um AND para a hora. 
  • Podemos alterar um ou mais campos da tabela, para isto, basta depois do 'valor novo do campo', adicionar uma vírgula, conforme o comando abaixo: 

 

Agora abaixo o nosso arquivo completo com o UPDATE: 

 

Veja o título que foi alterado no comando:

DELETE no MySQL

Depois de termos inserido e alterado o registro, agora é vez de excluirmos ele. O comando de DELETE é bem simples, confira a sintaxe padrão abaixo: 

DELETE FROM tabela WHERE tabela_id = 1;

Leia-se: Apague da tabela ONDE o id é igual a 1. 

Assim como no UPDATE, podemos usar WHERE somado de um AND ou OR para criar mais combinações de condições. Veja o arquivo completo de DELETE:

 

Depois de termos visto todos estes comandos, além de no artigo anterior onde aprendemos a criar o banco de dados, conectar e selecionar registros, vamos começar a aprofundar mais em criarmos métodos e classes para manipular os registros do banco de dados, assim por consequência podemos usar estes métodos e classes em qualquer lugar de nossos códigos, o que vai facilitar bastante para você. 

Download dos arquivos do projeto:

Espero que tenha compreendido o que foi aqui passado, deixe um comentário abaixo se você está gostando do Guia do PHP ou se tiver dúvidas/sugestões. 

Aproveite para seguir o Guia do PHP, na barra ao lado tem Tópicos relacionados, onde existe um botão SEGUIR. Seguindo, você recebe as novidades do Guia do PHP assim que publicado!.

[CURSO]118[/CURSO]