Mesmo os mais entendidos empresários dos meios sociais podem ser pegos em um jogo de números: contagem e recontagem de curtidas, seguidores, fãs, retweets e compartilhamentos. Não que estes números não correspondam a quanto seu negócio se conecta aos seus clientes online, mas 100 compartilhamentos não significam realmente 100 vendas, e certamente não medem o valor potencial destes 100 compartilhamentos.

Por exemplo, quaisquer uns dos 100 compartilhamentos realmente influenciam? Será que os usuários em questão serão inscritos em sua lista, ou apenas compartilharão e após serão esquecidos? Suas curtidas e seguidas realmente tem impacto sobre suas vendas? A grande maioria dos empresários não sabem como começar a responder essas questões.

Para descobrir quais métricas sociais realmente valem a pena serem monitoradas, foi pedido a um grupo de jovens empreendedores que compartilhassem quais números eles acompanham neste momento.

1. Comprometimento do Facebook

- Trouxemos uma métrica que chamamos de "Relação de Comprometimento do Facebook", que é o número de pessoas falando sobre nós, dividido pelo número de curtidas. Acreditamos que esta é uma medida mais precisa do comprometimento do que apenas a contagem de curtidas. E nós o seguimos em uma base semanal, em relação aos nossos concorrentes.

- Kit Hickey, Ministry of Supply

 

2. Não apenas métricas vaidosas

- No início da Contently, observamos que nossos clientes de marketing de conteúdo faziam um grande esforço, não só com a forma de medir resultados, mas também como saber o que eles devem seguir em primeiro lugar. Então nós construímos uma ferramenta de análise de conteúdo social que acompanha três contagens: alcance, compromisso e influência. Cada pontuação é uma mistura de várias métricas. Alcance vem de visualização e impressões sociais, essencialmente perguntando: "Quem foi exposto ao seu conteúdo?". Compromisso é o total de minutos gastos com o seu conteúdo, gerado pelo tempo de atividade na página e páginas por visita: "Quem realmente consumiu o seu conteúdo?". Influência é "Quem fez algo por causa de seu conteúdo?", isto é, compartilhamentos e assinaturas. Desta forma, criamos um funil para medição do conteúdo social, fervendo-a para os Insights que realmente mapeiam os objetivos de uma marca.

- Shane Snow, Contently

 

3. Métricas vs Influenciadores

Métricas e thought leaders* são duas extremidades diferentes do espectro. Quando você olha para métricas e dados, você está procurando o todo ou segmentos do mesmo. Quando você olha para thought leaders influentes, você está procurando a construção de relacionamentos com indivíduos. Mantenha as duas ideias separadas - conquistar seus influenciadores através da construção de relacionamentos reais. Em seguida, use métricas para ver como você está fazendo isso com as massas.

- Laura Roeder, LKR Social Media

 

4. Viralidade vs Curtidas

Medir métricas sociais através da contagem de curtidas em um único post no Facebook não funciona. Você deve medir pela "viralidade". Um post que recebe 17.000 likes (o número de pessoas que viram o seu post) pode ter apenas 0,1% viralidade (a porcentagem de pessoas que criaram uma história a partir do seu post, em relação ao número de pessoas que viram o seu post), enquanto outro que recebe 10.000 likes, mas fica 9,97% viralidade - este último é um post muito melhor. Para se tornar um viral, você deve se conectar com a paixão dos seus fãs e excitá-los. Este é o desafio mais difícil de todos.

- Nicolas Gremion, Free-eBooks.net

 

5. Repita Comprometimento

Para nós, a verdadeira vitória da mídia social é quando alguém se torna um fã e depois permanece por um longo tempo - alguém que constantemente compartilha, curte e tweeta nosso conteúdo. O que medimos é, basicamente, o nosso número de super-fãs.

- Derek Flanzraich, Greatist

 

6. As histórias que as métricas não mostram

Nós medimos nosso marketing de mídia social em histórias. Quantas histórias podemos contar aos outros como resultado do que fizemos online? Um influenciador retweetou um dos nossos tweets deste mês, o que resultou em uma quantidade X de vendas / seguidores / tráfego? Será que a nossa ferramenta de monitoramento de mídia social descobriu alguém usando nossos produtos que nem sequer estava consciente de que era o nosso produto? É essa mesma pessoa agora um fã nosso? Será que ele comprará mais coisas depois que redescobriu nossa marca? Será que a nossa comunidade nas redes sociais nos ensina algo que não sabíamos sobre a nossa própria marca este mês? Todas essas questões pode trazer uma história que mostra por que as métricas de redes sociais nem sempre contam a história completa do que você está fazendo online.

- Brett Farmiloe, Markitors

 

7. Conversões são tudo o que importam

Há apenas um número que importa que é quantas conversas você está recebendo. Se você tem 100 mil fãs ou 100, o que realmente importa é quantas dessas pessoas você pode transformar em clientes. O negócio não é um concurso de popularidade, e em muitos casos, ter muita atenção e hype pode prejudicar sua marca e distrair os seus clientes e a equipe.

- Matt Wilson, Under30Media

 

8. Distribuição de conteúdos

Ao invés de medir se estamos atingindo os thought leaders "corretos", nos concentramos em escalar os nossos meios das redes sociais para atingir os pequenos e os grandes influenciadores da mesma forma. Nosso objetivo é construir relacionamentos, por isso tentamos espalhar conteúdos relevantes que achamos que irá corresponder com os interesses específicos de uma pessoa. É verdadeiramente um modelo um-a-um, extremamente demorado e difícil de construir. Quando conseguimos alcançar esse objetivo, essa pessoa é capaz de confiar em nós como uma fonte de conteúdo interessante e perspicaz, tão idealmente que ele começa a espalhar a palavra e o ciclo continua.

- Patrick Curtis, WallStreetOasis.com

 

9. Relacionamento aproximado com os seguidores

Relacionamentos dominam tudo quando se trata de influência social. Estratégias de marketing social focada exclusivamente no aumento de curtidas ou seguidores não dizem muito para uma marca como um todo. Em vez disso, as marcas devem concentrar a sua atenção no desenvolvimento de relacionamentos um-a-um únicos com cada seguidor - especialmente os Thought Leaders em seus setores.

- Heather Huhman, Come Recommended

Este artigo foi traduzido de Mashable.