Uma propaganda idealizada e produzida no Brasil é a mais vista em toda a história do YouTube.  Dove Retratos da Real Beleza (Dove Real Beauty Sketches) foi lançada em abril deste ano e alcançou mais de 114 milhões de visualizações.

No vídeo as mulheres descrevem o seu rosto para um desenhista de retratos falados do Departamento de Polícia. Após, o mesmo homem desenha os rostos das mulheres pela visão de um estranho. Com isso, após se depararem com os desenhos, as mulheres acabam percebendo como valorizam mais seus "defeitos" que qualidades.

A propaganda foi produzida nos Estados Unidos pela Agência Ogilvy Brasil. Somente nas redes sociais o vídeo já foi compartilhado mais de 3 milhões de vezes.

"No momento em que 'Dove Real Beauty Sketches' subiu para a página do Youtube, começou rapidamente a ganhar força entre homens, mulheres, mídia e até mesmo de outras marcas, que começaram a compartilhar o filme", disse, em comunicado, Fernando Machado, vice-presidente do braço Dove Skin. "A campanha provocou reações emotivas em milhões de pessoas que se inspiraram a compartilhar a mensagem positiva com outros", completou.

Conforme o diretor de integração digital da Ogilvy Brasil, Daniel Tártaro, a propaganda não conquistou o público pelo humor ou por ser apelativo, mas sim porque as pessoas acabaram se identificando com a situação.

Assista: