Na quinta-feira (19), o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, reconheceu que o Brasil enfrenta graves problemas no que diz respeito à infraestrutura de internet. Um deles é o custo alto de acesso à internet, muito diferente do que acontece em outros países mais desenvolvidos.

Para baixar o valor da internet o governo pretende instalar um ponto de troca de tráfego de internet e assim distribuir os dados na rede, sendo que o nosso sistema atualmente depende dos Estados Unidos.

A futura instalação do ponto de troca de tráfego precisa de uma autorização da Icann (Corporation for Assigned Names and Numbers), que é responsável por comandar o sistema global.

Os brasileiros pagam um valor muito alto pelo uso da internet, vinte vezes a mais do que se paga nos Estados Unidos. Caso nada seja feito para melhorar o uso da internet no país, em 2017 poderá haver um congestionamento nas linhas internacionais.

Felizmente os clientes estão cada vez mais atentos e exigentes quanto ao uso da internet, fazendo cobranças por melhoras e exigindo os seus direitos. De acordo com um levantamento, até 2014 cerca de 70% dos lares do Brasil terão acesso à internet.