A IDC, empresa de pesquisa, informou as fabricantes de computadores pessoais, como a Dell e  Hewlett-Packard, que os embarques mundiais de PCs, tiveram um recuo de 14% no primeiro trimestre do ano, em relação ao mesmo período do ano anterior.

Esta é a maior queda desde que a IDC começou a registrar os dados no ano de 1994. Conforme a Gartner, o motivo da grande queda deve-se ao fato que os consumidores estão optando por aparelhos menores, como tablets e mesmo smartphones.

A Microsoft lançou recentemente o Windows 8, teoricamente bastante atrativo, no entanto, o resultado não foi animador. Conforme ainda a IDC, o Windows 8 acabou não estimulando os consumidores a adquirirem computadores pessoais, como também colaborou no declínio das vendas por acabar confundindo os usuários com características que não se destacam no modo tablet e assim, ignorado a experiência com um computador pessoal tradicional.

"A reação ao Windows 8 é real", disse o analista da IDC Jay Chou sobre o sentimento negativo em torno do software. Conforme ainda o analista, além do Windows 8 não chamar a atenção dos consumidores, as empresas estão também evitando o sistema operacional

"Enquanto alguns consumidores apreciam as novas capacidades do Windows 8, as mudanças radicais na interface, remoção do tradicional botão Iniciar e os custos associados às telas sensíveis ao toque tornou os PCs opções menos atraentes em relação a tablets e outros dispositivos móveis. A Microsoft precisará tomar decisões mais severas se quiser ajudar a revigorar o mercado de desktops", disse a IDC.