Depois de mais de anos em estado experimental, os desenvolvedores anunciaram que o sistema de arquivo (ZFS) está pronto para implantação, desde a desktops a super computadores. Os ZFS nativos em Linux são baseados na Solaris Porting Layer (SPL) que emula caracterísiticas subjacentes do Solaris no kernel do Linux.

Em contraste com o FUSE (Filesystem no userspace) a implementação do ZFS, o port nativo proporciona melhor desempenho através da aplicação do sistema de arquivos como um módulo do kernel. Além de várias correções de bugs, o ZFS para Linux, versão 0.6.1 inclui uma propriedade snapdev, que controla a visibilidade de dispositivos instantâneos, o zvol. O ZFS para Linux é também compatível com a nova versão do kernel Linux que está em desenvolvimento, o 3.9.

Os desenvolvedores forneceram novos repositórios para o Debian, Fedora e Red Hat Enterprise Linux, para realizar a instalação com facilidade. Repositórios para Ubuntu, Arch Linux e várias outras distribuições também estão disponíveis. Os usuários também podem realizar o download do código fonte para compilação.