Conforme comunicado da TIM do Brasil, a rede de fibra óptica LT Amazonas que faz parte do backbone da operadora de telefonia na região norte do País, deverá entrar em funcionamento a partir de agosto, onde a região terá uma ampliação nos serviços de dados, o que gerará um investimento de R$ 200 milhões para a companhia.

O custo total da obra deverá ficar em torno dos R$ 2,5 bilhões, sendo que a infraestrutura aérea construída pela Isolux será aproveitada neste projeto; antenas essas que já estão sendo construídas desde outubro de 2011.

O projeto conta também com o apoio do governo federal e a rede interligará as cidades de Tucuruí (PA) à Manaus (AM), sendo que posteriormente mais outros 24 municípios da região serão contemplados com o projeto.

De acordo com a TIM, a infraestrutura irá aumentar a carga de transmissão de dados e voz em estados carentes de serviço de banda larga. Vale salientar que são mais de 1.500 quilômetros percorridos por dois pares de fibra óptica, sendo ela percorrida por 3.351 torres no meio da floresta e mais de 800 km de cabos subterrâneos.

O diretor de redes da TIM Brasil, Cícero Olivieri, declarou que, "O projeto seria inviável se nós não contássemos com a parceria da Isolux". Olivieri ainda disse que, "A capacidade considerada da rede é de cinco mil vezes a velocidade das redes da região".

O backbone dará suporte aos serviços de telefonia móvel da TIM, bem como a demanda de dados com planos futuros na rede 4G, pois Manaus é uma das sedes da Copa do Mundo de 2014 e assim deverá contar com redes LTE operando já em dezembro deste ano.

Olivieri ainda disse que a rede LT Amazonas será oferecida no atacado, onde a companhia já possui contrato com a Telefônica Vivo e um acordo de sessão com a Telebrás, que foi anunciado durante a Futurecom em 2012.