O Quicksilver, disponibiliza um "atalho" de combinação que inicia o utilitário e o usuário prossegue com a digitação, a ferramenta usa índices de aplicativos, contatos, e-mail, favoritos e outros recursos para combinar com as teclas solicitadas. Na sua função simples, o utilitário pode ser usado para lançar aplicativos, mas através de plugins ou scripts podem ser criadas funções avançadas.

Exemplo da interface de usuário do Quicksilver ao lançar um aplicativo para encontrar uma música:



Quicksilver que inspirou muitos desenvolvedores, começou seu desenvolvimento em 2003, como um utilitário criado por Nicholas Jitkoff. Em 2010 foi disponibilizado seu código fonte, um grupo de voluntários (QSApp) foram incluídos para acelerar o desenvolvimento, seguindo uma mesma linha. Desde então, é realizado diversas atualizações para estabilização do Quicksilver e a criação de uma nova documentação.

Em uma entrevista, Jitkoff elogiou a equipe que desenvolveu a versão 1.0 afirmando: "Estou surpreso com o que a equipe do Quicksilver tem realizado desde que assumiram o projeto. Eles criaram uma versão estável, o que tornou o Quicksilver um aplicativo rápido na questão de produtividade e confiança".

O Quicksilver 1.0.0 para Mac OSX 10.8, 10.7 e 10.6 está disponível para download (http://qsapp.com/download.php). Detalhes de mudanças recentes e uma biblioteca de plugins também estão disponíveis. O código-fonte pode ser encontrado no site do projeto e está licenciado sob a licença Apache 2.