A mudança foi anunciada em sua página oficial e no log de alterações do seu projeto. O Slackware está seguindo uma tendência dentro das distruibuições Linux, após a Oracle adquirir a Sun e com ele, o MySQL, as comunidades estão precavidas por possíveis cobranças de taxas de licença, com isso distribuições como Fedora e openSUSE também passaram a utilizar o MariaDB como eu banco de dados padrão. Porém o Slackware parece estar indo mais longe, substituindo completamente o MySQL pelo MariaDB, ao invés de selecioná-lo apenas como padrão.

Uma pesquisa realizada pela LinuxQuestions.org, mostra a preferência dos usuários pelo MariaDB, apoiados a isso os desenvolvedores do Slackware informam melhorias em seu código, maior preocupação com a segurança, e maior disponibilidade para trabalhar com a comunidade de código aberto.

Nenhuma data foi definida para o lançamento da próxima versão do Slackware, incluindo o MariaDB. O lançamento mais recente, que ainda inclui o MySQL, é o Slackware 14, que foi lançado no final de setembro de 2012 e pode ser baixado a partir do site do projeto (http://slackware.com/getslack/).

Fonte: http://www.h-online.com/open/news/item/Slackware-Linux-switches-to-MariaDB-1829261.html