Desde o lançamento do iPad, no ano de 2010, o tablet da Apple reina absoluto. No entanto, esta situação deverá mudar neste ano. Pela primeira vez, os tablets Android deverão superar o iPad em vendas.

De acordo com a última pesquisa IDC, as vendas de tablets Android deverão chegar a 48%. O iPad, por sua vez, virá logo atrás, com 46%. O restante das vendas ficará distribuído entre Windows, Windows RT e "outros", que não especificados.

A IDC acredita que a ascensão do Android deve-se ao fato de que o grande público esteja procurando por tablets de menor custo e com telas de 8 polegadas ou menos. No mercado, como sabemos, existem vários modelos que se encaixam nesse padrão, como o Nexus 7, que custa US$ 199, e o Kindle Fire HD, pelo valor de US$ 299.

"Um a cada dois tablets vendidos neste trimestre tinha displays menores que 8 polegadas", constata Jitesh Ubrani, um dos analistas da companhia.

O Android deverá reinar até 2017, quando a Apple e Google deverão empatar. O Windows w Windows RT, não conseguirão passar de 10%, juntos.