Curtir no Facebook revela personalidade dos usuários

De acordo com uma pesquisa que foi publicada na segunda-feira (11), a opção “Curtir” no Facebook revela muitas informações dos usuários, como raça, idade, sexualidade até nível de inteligência

Por Redes sociais Pular para comentários
Curtir no Facebook revela personalidade dos usuários

De acordo com uma pesquisa que foi publicada na segunda-feira (11), a opção "Curtir" no Facebook revela muitas informações dos usuários, como raça, idade, sexualidade até nível de inteligência.

Os cientistas da Universidade de Cambridge, na Grã-Bretanha, e da Microsoft Research, divisão de pesquisas da gigante do software americano, desenvolveram um algoritmo que usa as opções ‘curtir’.

Com isso, a matemática empregada demonstra a precisão de 88% ao diferenciar homens de mulheres. No que diz respeito a distinguir afro-americanos de brancos, o índice chega a 95%. Com tais algoritmos foi possível também capturar informações sobre orientação sexual, se o usuário possui pais separados ou mesmo se faz uso de drogas.

Conforme os cientistas, através dos dados obtidos é possível que eles sejam usados em estratégias de propaganda e marketing como também poderiam deixar os usuários inibidos em decorrência da grande quantidade de dados que podem ser extraídos a partir do Facebook.

"É muito fácil clicar no botão 'curtir', é sedutor", afirmou David Stillwell, estudioso de psicometria e co-autor da pesquisa. "Mas você não percebe que anos depois todos aqueles 'curtir' são armazenados contra você", acrescentou.

O cientista salienta que o estudo foi baseado no Facebook, porém, outros dados digitais, como buscas na internet e troca de e-mails poderiam ser usados para determinar o perfil de um usuário. "É possível chegar às mesmas conclusões com diferentes formatos destes dados digitais", explicou à AFP.

O estudo foi realizado com 8.000 usuários do Facebook ao qual cederam suas opções de ‘curtir’, dados demográficos e também resultados de testes psicográficos.

Leia também: As 10 maiores redes sociais em 2019. Acompanhe as últimas notícias de tecnologia aqui no Oficina da Net. Sempre trazendo conteúdos novos e produtos interessantes.

Compartilhe com seus amigos:
Comentários:
Carregar comentários