Na internet nos deparamos com inúmeros anúncios de vendas de produtos ou serviços ao qual, acessamos um por interesse ou mesmo por simples curiosidade. Em outras ocasiões, é o próprio internauta que realiza a pesquisa. Pois bem, após a visualização, o internauta acessa diferentes sites e aquele mesmo anúncio aparece em janelas, parecendo inclusive, uma perseguição. No entanto, tal perseguição possui outro nome, trata-se do famoso "remarketing" na internet.

O Remarketing é atualmente uma das ferramentas mais eficientes do marketing digital.  O Remarketing é que uma ferramenta do Google AdWords que tem a capacidade de marcar e identificar os usuários que já visitaram um determinado  site e assim, passa a exibir seus anúncios com mais frequência quando outros sites que aceitam anúncios da rede de display do Google  são visitados.

O Remarketing é uma funcionalidade da publicidade baseada em interesses disponível no separador Públicos-alvo. O Remarketing permite-lhe alcançar os visitantes do seu Web site e corresponder as pessoas certas à mensagem adequada. Pode apresentar estas mensagens aos utilizadores que navegam nos sites da Rede de Display da Google. - Google AdWords

Por esta razão, que ao visitar alguns sites, aquele anúncio que havíamos acessado anteriormente não para de nos perseguir, chamando a nossa a atenção e de certa forma, fazendo que nos lembremos a todo instante da última pesquisa ou acesso de visualização para compra. Todo esse empenho é proposital, nada é obra do acaso!

Agora que já ficou claro como o Remarketing age e porque somos perseguidos por banners de propagandas com itens ao qual havíamos pesquisado antes, vamos entender como esta ferramenta atua na prática.

Afinal, como funciona o Remarketing?

Já sabemos que o Remarketing é uma função nativa do Google AdWords e assim, quando um visitante acessa um determinado site, cria-se uma "marcação" para este usuários através de um Cookie que ficará registrado no computador do usuário. Através desse cookie será possível que o anúncio visto anteriormente seja exibido quando o usuário visitar outros sites ou blogs que também exibem anúncios do Google.

Assim, quando um anunciante usa a ferramenta Google AdWords há duas opções: exibir os anúncios em Rede de Pesquisa e em Rede de Display. A Rede de Pesquisa é simplesmente as páginas de respostas para as pesquisas feitas no Google e também sites parceiros. A Rede de Display, por sua vez, conta com uma infinidade de sites, blogs e também redes sociais que disponibilizam um espaço para exibir os anúncios do AdWords através do programa de afiliados conhecido como Google AdSense.

A estratégia do Remarketing é bastante simples e também eficaz. Os usuários ficam expostos a um determinado anúncio com uma frequência maior na rede de display, já que em algum momento ele se interessou por um produto, que foi revelado pela visita em alguma página de anúncio ou mesmo pesquisa.

De acordo com alguns dados, atualmente apenas 3% das pessoas que visitam um determinado site acabam comprando o produto ou o serviço. Assim, através do Remarketing, a empresa pode manter uma comunicação com os demais visitantes, ou seja, os 97% restantes, através de sites que fazem parte da rede de display.

Assim, quando o internauta visita uma loja virtual e acaba não finalizando uma compra, o Remarketing ajuda o vendedor manter o seu posicionamento com aparição virtual em outros sites através de banners e assim, se exibir para os potenciais clientes. Um exemplo disso é quando um visitante procura por um determinado modelo de televisão em uma loja virtual, mesmo sem realizar a compra, horas depois, ao acessar outros sites o anúncio da loja irá aparecer e ainda, muitas vezes, exibindo o produto em oferta. Difícil de resistir a tentação da compra, não é?

O Google possui um vídeo bastante claro do funcionamento do Remarketing. Assista: