Quando se cria uma empresa ou se pensa em iniciar um projeto, é ter uma boa imagem para representar o que se quer criar. Seja através de logos, camisas ou sites na internet, o importante é deixar uma boa impressão para o público externo. Imagine você com a necessidade de fazer o design de logo e não conhece designers, neste site haverá milhares de pessoas prontas para lhe atender. Com essa idéia, o site DesignCrowd promete lhe auxiliar na criação de algo que deseja através do trabalho de centenas de designers que estão espalhados ao redor do mundo inteiro! O site se baseia no formato de crowdsourcing, onde você entra com a necessidade e diversos designers entram com a proposta.

Obviamente o trabalho não é gratuito. Basicamente, você escreve uma descrição do que deseja no seu logo/camisa/site e informa quanto pagará pelo serviço. Com essas informações, designers do mundo todo olham o projeto e, caso se interessem, fazem um trabalho e lhe enviam. Você analisa e escolhe o melhor! Simples assim.

Vamos ver detalhadamente como funciona o Designcrowd.

BRIEFING

O briefing é o momento inicial do projeto. Você tem um formulário onde deve colocar todas as informações que julga importante para que os designers possam trabalhar no projeto. As opções são inúmeras. Logos, camisas, sites, pôsteres, cartões de visita, flyers e muito mais! Após informar o que deseja criar e colocar as informações básicas, você deve informar quanto vai pagar para o designer vencedor. Obviamente, maiores valores atraem mais projetos. Veja o passo a passo:

Selecione o qual o tipo de projeto. Logos, camisas, design de sites, etc. Para esse tutorial, vamos criar um Logo.

Caso não tenha cadastro, informe seus dados e proceda. Caso já tenha, clique na opção "No, I’ve got a DesignCrowd account" e coloque seu e-mail e senha.

Chegou a hora de criar o projeto. Defina um título para o mesmo e coloque o máximo de informações possíveis para que se tenha um resultado mais próximo do que deseja. ATENÇÃO: As informações devem ser colocadas em inglês para que todo o mundo possa compreendê-las!

Escolha o número de dias que o projeto estará aberto para envio de arquivos e, caso queira, defina outras informações, como algum nome que o logo deva ter, o que deve conter, o que não deve conter, etc. Após, clique em "Proceed to payment options".

Você pode escolher algum plano padrão. Quanto maior o valor, mais vantagens você terá, como, por exemplo, seu projeto ganhar destaque no site e ser promovido no Twitter do DesignCrowd.

Você também tem a opção de personalizar o pagamento. Para isso, clique na frase "Customize the Selected Package...".

Aqui, você pode escolher quantos "ganhadores" seu projeto terá e quanto cada um irá receber. Basta adicionar o número de colocados e definir o valor. Também, pode oferecer uma quantia simbólica pela participação. O site também informa o valor da taxa que vai para o DesignCrowd e o valor total do projeto até o momento.

Em "Budget Options" você tem duas opções: "Refundable", onde você pode recuperar o valor pago integralmente caso não receba nenhum desenho agradável ou "Committed", onde você garante que irá pagar e recebe até 30% mais designs, mas não terá direito ao reembolso.

Em "Project upgrades" você pode escolher alguns "bônus" para o seu projeto, que irão acrescentar um valor ao preço final. Pode definir ele como privado e esconder ele da busca do site ou enviar um convite aos três melhores designers, entre outras opções. Do lado direito é exibido o valor total do projeto e as formas de pagamento que você terá posteriormente.

Caso você tenha algum código promocional que oferece desconto, clique em "Click here if you have a discount code...".

Coloque o código de desconto e clique em "Apply Discount".

Por fim, você pode escolher receber cartões de negócio com o logo escolhido posteriormente. O preço varia dependendo do tipo de cartão e inclui a entrega. Após ter definido isso, clique em "Save & Continue".

Serão exibidos os detalhes do projeto. Confirme se todas as informações estão corretas e volte ao respectivo passo se encontrou alguma irregularidade.

Defina o método de pagamento e clique em "Proceed to secure payment". Siga os passos futuros e seu projeto já estará disponível!

RECEBENDO OS PROJETOS

Após o cadastramento do projeto, designers do mundo todo irão ler o briefing que você criou e, quem se interessar, irá começar a trabalhar imediatamente no projeto. Assim, você pode esperar receber as primeiras idéias em apenas poucas horas. Com o passar dos dias, você pode receber dezenas e até mesmo centenas de projetos para analisar! Por isso, um pouco de paciência pode lhe render ainda mais idéias!

FEEDBACK

Após receber os projetos, você pode dividi-los com amigos e colegas para que os mesmos possam avaliar o que foi recebido e dar suas opiniões. Também, pode eliminar projetos que achou incoerentes com sua idéia e, se gostou de um design mas quer testar uma alteração, você pode pedir ao criador dele para fazer a alteração que achar necessária! Ele fará e lhe encaminhará o novo desenho.

SELECIONANDO O DESIGN

Após receber todos os projetos e idéias e avaliá-las com seus amigos e colegas, chegou a hora de escolher o desenho que mais lhe agradou. Após selecionar as suas preferidas, você irá receber todos os arquivos e documentação de direitos autorais para que possa utilizar sem problemas! Também, com isso os criadores das idéias vencedoras irão receber sua remuneração automaticamente.

NÃO GOSTEI DE NENHUM PROJETO! E AGORA?

Caso você não tenha recebido muitos projetos ou não tenha gostado de nenhum que lhe foi mandado, o site promete a devolução integral do pagamento feito! Com isso, garante que você saia satisfeito com o que lhe foi oferecido ou tenha seu dinheiro de volta.

PONTOS POSITIVOS

Site confiável: Com inúmeros depoimentos de cliente satisfeitos com o que receberam e formas de pagamentos já conhecidas, o site é reconhecidamente seguro e cumpre o que promete.

Abrangência: a abrangência do site é global. Com apenas alguns cliques, o seu projeto vai ser visto por centenas de designers ao redor do globo que podem trabalhar nele. Assim, você vai receber as mais diferentes idéias e pode escolher a melhor.

Inúmeras opções: Você pode criar desde logos para sua empresa até camisas personalizadas, design de sites para internet, cartões de visita, flyers, convites e muito mais!

Diversas vantagens: Além de oferecer uma grande variedade de serviços e possuir abrangência global, ele garante o dinheiro 100% de volta caso não tenha achado um projeto adequado. É possível convidar seus designers preferidos, definir prazos para o projeto e promover concursos de design! Projetos secretos também podem ser definidos, caso tenha algo que prefira manter sigilo no momento.

PONTOS NEGATIVOS

Português não disponível: Por se tratar de um site internacional, tudo que você colocar nele deve ser em inglês, para que os designers possam compreender a idéia. Quem não tem muita intimidade com o inglês pode sentir sérias dificuldades para descrever o que quer.

Formas de pagamento: Novamente, por ser algo internacional, as formas de pagamento são bem limitadas. Só são aceitos cartões de crédito internacionais e outros sites de pagamento, como o PayPal e o Moneybookers.