Nesse artigo vamos ver conceitos básicos, de forma bem objetiva para que possamos iniciar os estudos da iOS SDK. Não vamos ser detalhistas, mas vamos apresentar o básico para que os trabalhos com a iOS SDK se tornem mais simples.

Lembrando que novos desenvolvedores nos ecossistemas iOS e OS X muitas vezes se confundem com a relação entre Objective-C, Cocoa (OS X), and Cocoa-Touch (iOS). O que é Cocoa-Touch e como ele se relaciona com o Objective-C? Cocoa-Touch é uma API (application programming interface) nativa da Apple para as plataformas iOS e OSX.

Objective-C é a linguagem que dá os poderes à Cocoa-Touch. Enquanto esse artigo se concentra principalmente na programação em Objective-C, em artigos futuros nós veremos um pouco mais sobre Cocoa e Cocoa-Touch.

Variáveis

Variáveis são usadas para armazenar dados temporariamente. Em Objective-C as variáveis possuem tipos, pois é uma linguagem tipada. Vejamos alguns desses tipos:

  • int - para inteiros (números sem ponto decimal)
  • char - para cadeis de caracteres
  • float - para números com pontos decimais
  • double - como float, porém, mais preciso

Quando precisamos inserir os valores de uma variável no meio de uma string em Objective-C nós usamos um formato específico de variáveis, veja a seguir:

  • %i - inteiros
  • %f - float
  • %e - double
  • %c - char

No bloco de código abaixo está a sintaxe usada para essa situação:

int someNumber = 987;
printf("Meu número é %i n", someNumber);

Quando chamamos printf, passamos a string com o formato de variável %i, que corresponde à variável informada logo após a string, someNumber. Na hora de executar o comando, o compilador vai substituir o %i pelo valor da variável.

Condicionais

As condicionais, também conhecidas como desvios condicionais, são utilizadas na tomada de decisões dentro de uma aplicação. A mais conhecida e utilizada é if/else, que verifica uma condição e se for favorável executa um bloco de código, senão, executa outro.

int numA = 1;
int numB = 2;
if(A == B)
{
    //se A for igual a B executa o código que estiver aqui
}
else
{
    //se for diferente, então executa o código que estiver aqui
}

Loops

Os loops são uma forma de executar operações repetidas vezes, mas determinando quando parar, através de uma condição. Temos 3 loops para utilizarmos: for, while e do.

Vejamos cada um deles com um exemplo:

Loop for:

O loop for verifica a condição logo no início, e se ela for verdadeira, então executa o bloco de código.

for(x = 0; x < 1; x++)
{
    printf("Contagem: %i n", x);
}

 

Loop while

O while funciona praticamente da mesma forma que o for, verificando a condição antes da execução do bloco de código.

while(x < 10)
{
    printf("Contagem: %i n", x);
    x++;
}

 

Loop do

O do é different do for e do while, pois ele executa o block a primeira vez e só depois verifica a condição.

do
{
    x++;
    printf("Contagem: %i n", x);
}
while(x < 10);

 

Classes da framework Foundation

A framework Foundation possui diversas classes, com métodos robustos e é a mais utilizada no desenvolvimento com Objective-C para iOS. Vejamos a seguir 5 classes usadas frequentemente por desenvolvedores:

  • NSString - usada para textos imutáveis
  • NSMutableString - usada para textos mutáveis
  • NSArray - array de objetos imutáveis
  • NSMutableArray - array de objetos mutáveis

Com essas classes podemos acessar metódos delas e também definirmos o tipo de variáveis. A diferença entre as mutáveis e as imutáveis é que as imutáveis não podem ter o valor alterado, já as mutáveis podem ter o valor alterado. Na prática fica mais entender esse conceito, quando entrarmos nos estudos da iOS SDK, veremos mais claramente.

Depois dessa inundação de informação apenas sobre Objective-C, vamos começar a estudar a iOS SDK. Nos próximos artigos veremos mais sobre Objective-C, mas agora combinado com a iOS SDK e com exemplos mais reais, não só no console.