04 - O básico do Objective-C e lógica de programação antes da iOS SDK [Guia #dev iOS]

Nesse artigo vamos ver conceitos básicos, de forma bem objetiva para que possamos iniciar os estudos da iOS SDK. Não vamos ser detalhistas, mas vamos apresentar o básico para que os trabalhos com a iOS SDK se tornem mais simples.

Por | @jonathanlamimkt Programação
<p class="p1">Nesse artigo vamos ver conceitos b&aacute;sicos, de forma bem objetiva para que possamos iniciar os estudos da iOS SDK. N&atilde;o vamos ser detalhistas, mas vamos apresentar o b&aacute;sico para que os trabalhos com a iOS SDK se tornem mais simples.</p> <p class="p1">Lembrando que novos desenvolvedores nos ecossistemas iOS e OS X muitas vezes se confundem com a rela&ccedil;&atilde;o entre Objective-C, Cocoa (OS X), and Cocoa-Touch (iOS). O que &eacute; Cocoa-Touch e como ele se relaciona com o Objective-C? Cocoa-Touch &eacute; uma API (application programming interface) nativa da Apple para as plataformas iOS e OSX.</p> <p class="p1">Objective-C &eacute; a linguagem que d&aacute; os poderes &agrave; Cocoa-Touch. Enquanto esse artigo se concentra principalmente na programa&ccedil;&atilde;o em Objective-C, em artigos futuros n&oacute;s veremos um pouco mais sobre Cocoa e Cocoa-Touch.</p> <h3>Vari&aacute;veis</h3> <p class="p1">Vari&aacute;veis s&atilde;o usadas para armazenar dados temporariamente. Em Objective-C as vari&aacute;veis possuem tipos, pois &eacute; uma linguagem tipada. Vejamos alguns desses tipos:</p> <ul> <li><strong>int</strong> - para inteiros (n&uacute;meros sem ponto decimal)</li> <li><strong>char</strong> - para cadeis de caracteres</li> <li><strong>float</strong> - para n&uacute;meros com pontos decimais</li> <li><strong>double</strong> - como float, por&eacute;m, mais preciso</li> </ul> <p class="p1">Quando precisamos inserir os valores de uma vari&aacute;vel no meio de uma string em Objective-C n&oacute;s usamos um formato espec&iacute;fico de vari&aacute;veis, veja a seguir:</p> <ul> <li><strong>%i - </strong>inteiros</li> <li><strong>%f - </strong>float</li> <li><strong>%e - </strong>double</li> <li><strong>%c - </strong>char</li> </ul> <p class="p1">No bloco de c&oacute;digo abaixo est&aacute; a sintaxe usada para essa situa&ccedil;&atilde;o:</p> <p><code>int someNumber = 987;<br />printf("Meu número é %i n", someNumber);</code></p> <p class="p1">Quando chamamos <strong>printf</strong>, passamos a string com o formato de vari&aacute;vel <strong>%i</strong>, que corresponde &agrave; vari&aacute;vel informada logo ap&oacute;s a string, <strong>someNumber.</strong> Na hora de executar o comando, o compilador vai substituir o <strong>%i</strong> pelo valor da vari&aacute;vel.</p> <h3><strong>Condicionais</strong></h3> <p class="p1">As condicionais, tamb&eacute;m conhecidas como desvios condicionais, s&atilde;o utilizadas na tomada de decis&otilde;es dentro de uma aplica&ccedil;&atilde;o. A mais conhecida e utilizada &eacute; <strong>if/else</strong>, que verifica uma condi&ccedil;&atilde;o e se for favor&aacute;vel executa um bloco de c&oacute;digo, sen&atilde;o, executa outro.</p> <p><code>int numA = 1;<br />int numB = 2;<br />if(A == B)<br />{<br />    //se A for igual a B executa o código que estiver aqui<br />}<br />else<br />{<br />    //se for diferente, então executa o código que estiver aqui<br />}</code></p> <h3>Loops</h3> <p class="p2">Os loops s&atilde;o uma forma de executar opera&ccedil;&otilde;es repetidas vezes, mas determinando quando parar, atrav&eacute;s de uma condi&ccedil;&atilde;o. Temos 3 loops para utilizarmos: <strong>for, while</strong> e <strong>do</strong>.</p> <p class="p1">Vejamos cada um deles com um exemplo:</p> <p class="p1"><strong><em><strong>Loop for:</strong></em></strong></p> <p class="p2">O loop <strong>for</strong> verifica a condi&ccedil;&atilde;o logo no in&iacute;cio, e se ela for verdadeira, ent&atilde;o executa o bloco de c&oacute;digo.</p> <p class="p1"><code>for(x = 0; x < 1; x++)<br />{<br />    printf("Contagem: %i n", x);<br />}</code></p> <p>&nbsp;</p> <p class="p1"><strong><em>Loop while</em></strong></p> <p class="p1">O <strong>while</strong> funciona praticamente da mesma forma que o <strong>for</strong>, verificando a condi&ccedil;&atilde;o antes da execu&ccedil;&atilde;o do bloco de c&oacute;digo.</p> <p class="p1"><code>while(x < 10)<br />{<br />    printf("Contagem: %i n", x);<br />    x++;<br />}</code></p> <p>&nbsp;</p> <p class="p1"><strong><em>Loop do</em></strong></p> <p class="p1">O <strong>do</strong> &eacute; different do <strong>for</strong> e do <strong>while</strong>, pois ele executa o block a primeira vez e s&oacute; depois verifica a condi&ccedil;&atilde;o.</p> <p class="p1"><code>do<br />{<br />    x++;<br />    printf("Contagem: %i n", x);<br />}<br />while(x < 10);</code></p> <p class="p1">&nbsp;</p> <h3><strong>Classes da framework Foundation</strong></h3> <p class="p1">A framework Foundation possui diversas classes, com m&eacute;todos robustos e &eacute; a mais utilizada no desenvolvimento com Objective-C para iOS. Vejamos a seguir 5 classes usadas frequentemente por desenvolvedores:</p> <ul> <li><strong>NSString -</strong> usada para textos imut&aacute;veis</li> <li><strong>NSMutableString - </strong>usada para textos mut&aacute;veis</li> <li><strong>NSArray</strong> - array de objetos imut&aacute;veis</li> <li><strong>NSMutableArray</strong> - array de objetos mut&aacute;veis</li> </ul> <p class="p2">Com essas classes podemos acessar met&oacute;dos delas e tamb&eacute;m definirmos o tipo de vari&aacute;veis. A diferen&ccedil;a entre as mut&aacute;veis e as imut&aacute;veis &eacute; que as imut&aacute;veis n&atilde;o podem ter o valor alterado, j&aacute; as mut&aacute;veis podem ter o valor alterado. Na pr&aacute;tica fica mais entender esse conceito, quando entrarmos nos estudos da iOS SDK, veremos mais claramente.</p> <p class="p1">Depois dessa inunda&ccedil;&atilde;o de informa&ccedil;&atilde;o apenas sobre Objective-C, vamos come&ccedil;ar a estudar a iOS SDK. Nos pr&oacute;ximos artigos veremos mais sobre Objective-C, mas agora combinado com a iOS SDK e com exemplos mais reais, n&atilde;o s&oacute; no console.</p>

Mais sobre: guiadevios ios
Share Tweet
Comentários
Carregar comentários
Destaquesver tudo
  • ASSINE NOSSA NEWSLETTER

    As melhores publicações no
    seu e-mail

  • Preencha para confirmar