A desenvolvedora do Pokémon Go, a Niantic, deverá usar um aspecto de realidade aumentada que não costuma ser muito comentado no meio, ou seja, o áudio.

Em uma entrevista após o painel no TechCrunch Disrupt, o diretor de tecnologia da empresa, Phil Keslin, comentou que a empresa já havia brincado com a possibilidade nesse quesito antes mesmo de colocar o Pokémon Go no ar.

Recurso de áudio poderá ser incorporado ao Pokémon Go.
Recurso de áudio poderá ser incorporado ao Pokémon Go.

O uso de áudio iria resolver uma das questões que tornam jogar títulos de realidade aumentada bastante estranho. "Posso te dizer por experiência que as pessoas não fazem isso", disse ele enquanto representava uma pessoa segurando o celular em frente ao rosto. "É muito anormal. Transforma [os jogadores] em completos idiotas se ficarem fazendo isso por um extenso período de tempo."

"Áudio é diferente", continuou Keslin. "Você pode esconder." Com isso, o usuário poderia estar caminhando com os fones no ouvido e assim que surgisse um Pokémon pelo caminho, o celular iria mandar um sinal auditivo. Essa é a ideia básica.

O game ainda poderia aproveitar outros atributos do aparelho, como o giroscópio e ainda dar dicas sonoras à pessoa, como indicar as direções.

O executivo também não descartou a ideia de uma atualização incluir tais recursos no Pokémon Go, porém se mostrou mais entusiasmado quanto à possibilidade de que isso possa aparecer em um jogo que está atualmente em desenvolvimento dentro da própria Niantic.