A Sony finalmente confirmou o sucessor do PS4. Oficialmente chamado de PlayStation 5 - ou simplesmente PS5, como era de se esperar, o futuro novo console deve ser lançado no final de 2020, antes do Natal. As informações sobre o hardware ainda são relativamente escassas, mas a Sony divulgou alguns detalhes. Aqui reunimos aqui tudo o que já se sabe sobre o novo console, e alguns rumores também.

PS5 em resumo

  • O PS5 será lançado nos últimos meses de 2020;
  • A E3 2020 provavelmente contará com o anúncio de especificações do PS5 e Xbox Scarlet;
  • Em termos de títulos de lançamento, podemos esperar uma grande seleção de experiências de terceiros;
  • Alguns dos recursos confirmados incluem tempos de carregamento aprimorados pelo SSD, resolução de 8K e rastreamento de raios (ray-tracing);
  • Todas as suas bibliotecas físicas e digitais estarão disponíveis no lançamento, se tudo der certo;

Especificações do PlayStation 5

O arquiteto de sistemas Mark Cerny divulgou vários detalhes sobre o hardware do PS5. Com um chip AMD em seu núcleo, o CPU será desenvolvido a partir da linha Ryzen da AMD de terceira geração, com oito núcleos de microarquitetura Zen 2 de 7 nm. O chip também inclui uma unidade personalizada para áudio 3D, que deve funcionar em conjunto com a TV e surround. O áudio dos fones de ouvido ainda será a melhor opção para o gamer.

A GPU deve ser uma variante personalizada da família Navi da Radeon. Essa GPU permitirá que o rastreamento de raios (ray-tracing) seja acelerado por hardware, e não uma solução de software.

Controle do PlayStation 5

O PlayStation 5 ostentará um novo controle, parecido com o DualShock 4. Porém, existem algumas melhorias notáveis, como a inclusão do sistema de feedback háptico, que permite que as vibrações do controle simulem diferentes sensações e superfícies, tipo areia e lama.

Os gatilhos L2 e R2 terão resistência adaptativa, que pode ser programada pelos desenvolvedores para oferecer feedback, como gatilhos com maior tensão para simular ações como puxões e impactos. Outra novidade interessante é que o controle terá conector USB-C para carregar a bateria.

O PS5 ainda terá mídia física

O PS5 não abandonará a mídia física e, portanto, não será um console somente para jogos digitais por download. A unidade óptica usará discos de 100 GB, e poderá reproduzir Blu-ray em 4K.

A maior inclusão deve ser uma unidade de estado sólido (SSD) especializada, que Cerny disse ter "uma largura de banda bruta maior que qualquer SSD disponível para PC". Os SSDs estão disponíveis para computadores desktop e notebooks, e podem até ser usados ​​como discos rígidos externos para o PS4 e PS4 Pro. Mas Cerny disse que o objetivo é demonstrar que o SSD próprio do PS5 permitirá um novo nível de velocidade e desempenho.

Cerny destacou esses recursos para a Wired ao jogar o Homem-Aranha da Marvel em um PS4 Pro, que tinha um tempo de carregamento de 15 segundos para viagens rápidas. Cerny então demonstrou a mesma carga em um devkit, que supostamente era uma versão de "baixa velocidade", e levou apenas 0,8 segundos.

Cerny ainda disse que as velocidades do tempo de carregamento não são o único benefício do SSD - ele pode renderizar os jogos em um ritmo mais rápido, e permitir movimentos mais fluídos no jogo.

O SSD também permite que os desenvolvedores parem de usar truques projetados para discos rígidos mecânicos (HD) - que possuem várias versões dos mesmos dados - o que, por sua vez, economizará no tamanho de instalação. Os jogos também serão projetados para serem instalados em segmentos, para que você possa desinstalar a parte da campanha de um jogo quando terminar, mas ainda manter o multiplayer instalado.

O PS5 também trará suporte à jogos 8K e uma capacidade de economia de energia extra quando os jogos forem suspensos.

Jogos em nuvem PS5 - Sony e Microsoft estão se unindo para enfrentar o Google?

A capacidade de transmitir jogos da nuvem é cada vez mais importante, e as fraquezas da Sony nessa área foram documentadas anteriormente. Mas há boatos de que a Sony e a Microsoft formaram uma aliança para criar soluções baseadas em nuvem na plataforma Azure da Microsoft, o segundo maior provedor de nuvem depois da Amazon.

"As duas empresas explorarão o uso das soluções atuais baseadas em datacenter do Microsoft Azure para os serviços de streaming de conteúdo e jogos da Sony... Esses esforços também incluirão a construção de melhores plataformas de desenvolvimento para a comunidade de criadores de conteúdo", de acordo com as empresas.

A Microsoft estabeleceu uma divisão de jogos em nuvem no ano passado baseada no Azure, para explorar como hospedar e transmitir jogos da plataforma, em vez de executar jogos no próprio console. E não vamos esquecer o Google Stadia, a inesperada parceria da Sony e da Microsoft pode ser um sinal de que planejam enfrentar a gigante tecnológica nos próximos anos.

A Nvidia GeForce Now também não deve ser descartada, pois a plataforma amarrará a biblioteca existente do player em uma variedade de servidores, tornando-o uma proposta atraente para quem não deseja construir uma biblioteca do zero, que é a caso da Stadia agora, com algumas exceções importantes.

Recentemente, a Sony reduziu o preço mensal e anual do PlayStation Now. Definitivamente, esse é o início de várias mudanças da empresa em uma estratégia maior de jogos na nuvem. É um pequeno passo, mas necessário.

Compatibilidade com versões anteriores

Boas notícias para os proprietários do PS4 e PS4 Pro: O PS5 será compatível com os jogos do PS4. Graças à sua arquitetura baseada no próprio PS4, a Sony pode trazer seus jogos já lançados e ainda os futuros para o console de próxima geração.

O que isso significa para a existência de remasterizados como The Last of Us Remastered permanece incerto, particularmente com tantos lançamentos pesados ​​que vão vir para o PS4. Será que The Last of Us Part II, Death Stranding e Ghost of Tsushima serão otimizados para o PS5, mas também continuarão sendo executados no PS4? Algum deles passarão a ser apenas jogos para PS5? Não está claro, mas, pelo menos, o que for lançado no PS4 ainda funcionará no PS5.

Um representante da Sony disse especificamente que o Death Stranding ainda seria lançado para o PS4, mas não especificou se será uma só versão ou versões para PS4 e PS5.

PSVR no PlayStation 5


Se você tem um PlayStation VR, essa notícia vai deixá-lo muito feliz: Ele será completamente compatível com o novo PS5. Portanto, assim como todos os seus jogos PS4 serão compatíveis com o novo console, sua biblioteca de jogos PSVR também funcionará na próxima geração.

Quanto ao lançamento de um headset PSVR 2.0 adequado com o novo sistema ou a qualquer momento do seu lançamento, não há nenhuma notícia. Cerny e o restante da equipe do PlayStation permaneceram em silêncio sobre essa possibilidade.

Mas a equipe não negou completamente a possibilidade e, portanto, um óculos de realidade virtual PSVR atualizado pode estar em produção, especialmente considerando os avanços na tecnologia e hardware de VR fora do PSVR. Mas, por enquanto, saiba que seu antigo PSVR funcionará com o novo console.

Modo Boost no PS5

Um dos principais recursos do PS4 Pro é o 'Modo Boost', que melhora o desempenho nos jogos e ainda recebe os patches oficiais do console. Além da superamostragem, ele fornece aos jogadores com telas de 1080p um motivo para atualizar a partir do console base.

Ainda não está claro se sua biblioteca do PS4 receberá uma seleção semelhante de atualizações quando reproduzida no PS5, ou se os desenvolvedores precisarão emitir patches especiais para isso.

Ter a capacidade de inserir qualquer disco ou iniciar qualquer título digital, e ter melhorias automaticamente aplicadas à eles no hardware de última geração parece bom demais para ser verdade.

Serviços do PlayStation 5

Apesar de muitos detalhes sobre o que está por vir com o PlayStation 5, não sabemos como os serviços existentes da Sony funcionarão no console de próxima geração. Presumivelmente, é uma aposta segura que algo como o PlayStation Plus migrará para a nova geração. Mas como serviços, como o PlayStation Now, podem dar o salto continua incerto. É claro que a Sony lançou recentemente a capacidade de alterar seu ID da PSN.

O PS5 executará um novo sistema operacional que oferecerá mais informações aos jogadores do que a versão atual do PS4.

A tela inicial fornecerá informações sobre o que está acontecendo no jogo, sem exigir que o jogador inicie o jogo. Essas informações podem ser missões disponíveis e suas recompensas de jogos para um jogador ou partidas multiplayer em andamento, que estão disponíveis.

Aparentemente, isso foi projetado para permitir que os jogadores escolham o que querem fazer na tela inicial do PS5, e iniciem diretamente nesse conteúdo, em vez de carregar o menu principal de jogo.

Jogos do PlayStation 5

Já sabemos que os jogos do PS4 e PSVR funcionarão no PS5, mas ainda não já maiores informações sobre o jogos que serão feitos especificamente para o PS5. No entanto, existem alguns relatórios que sugerem que a Sony está enfatizando o desenvolvimento do PS5 internamente.

Uma das informações mais notáveis ​​relatadas é que os estúdios primários da PlayStation agora estão supostamente concentrando seus esforços de desenvolvimento, além do que já está em andamento para o PS4, no PS5. O analista do setor, Daniel Ahmad, disse recentemente que "em geral, a maior parte do foco dos estúdios Sony está no PS5 no momento." Ahmad também relatou que os kits de desenvolvimento para PS5 estão disponíveis, e ele ouviu "coisas positivas" sobre eles.

Jogos PS5 que podem estar em desenvolvimento

Que a Sony está focada no desenvolvimento do PS5, não é novidade para ninguém. Fora os jogos PS4 anunciados, como The Last of Us Part II, Ghost of Tsushima, Concrete Genie e Dreams, muitos estúdios da Sony em todo o mundo estão trabalhando em projetos não anunciados. Dependendo de quando a Sony decidir lançar o PS5, faria sentido que estúdios como o Santa Monica Studio ou a Guerrilla Games priorizassem a próxima geração.

Uma patente recente levou muitos fãs a pensar que a Sony está investigando o potencial do recurso frequentemente solicitado no PS5. Ela descreve um processo que permite que o software legado seja executado perfeitamente em novos dispositivos.