As fabricantes de smartphones têm investido pesado em recursos e tecnologias para seus modelos. Uma característica interessante, mas pouco comentada ou analisada antes de comprar um novo aparelho, é a taxa de amostragem de toque do display, algo que pode ser importante para quem gosta de jogar no celular. Abaixo, vamos te explicar o que é essa tecnologia e qual a diferença para a taxa de atualização.

O que é taxa de amostragem de toque?

A taxa de amostragem de toque, também conhecida como taxa de resposta ao toque, é uma tecnologia que serve para registrar o número de vezes que uma tela pode se atualizar para detectar toques no intervalo de um segundo.

A medição é feita em hertz utilizando um cálculo matemático. Para descobrir o tempo exato que o display verifica um novo toque, basta dividir a taxa informada pela fabricante por um segundo (1.000 ms).

ROG Phone 6
ROG Phone 6

O ROG Phone 6, testado em jogos pelo Oficina da Net, entrega uma taxa de resposta ao toque de 720 Hz. Com isso em mente, podemos calcular que 1.000 dividido por 720 = 1,38 milissegundos.

Portanto, a cada 1,3 milissegundos, o aparelho consegue registrar e executar um novo toque. Resumindo, quanto maior for essa taxa, mais rápido será o tempo de resposta oferecido pelo display.

Qual a real importância da taxa de amostragem de toque?

No uso diário, uma taxa de amostragem de toque elevada não vai fazer muita diferença, especialmente se você utiliza o celular apenas para as tarefas comuns, como acessar redes sociais, plataformas de streaming, tirar fotos, etc.

Por outro lado, essa tecnologia pode ser importante para quem gosta de passar horas jogando no celular. Em games de FPS, por exemplo, uma taxa de amostragem de toque aprimorada permite que os comandos tenham um tempo de resposta mais curto ou imediato, garantindo uma vantagem ao jogador e facilitando as vitórias.

Considerando a principal utilidade do recurso, agora sabemos o motivo dele não ser implementado em vários smartphones disponíveis no mercado, como em modelos de entrada ou intermediários comuns, sendo mais voltado para celulares destinados ao público gamer.

Qual a diferença para taxa de atualização?

Em termos simples, a taxa de atualização da tela serve para criar uma sensação de suavidade ao navegar pelo smartphone. Em aparelhos com display de 120 Hz, por exemplo, é exibido 120 quadros por segundo, oferecendo assim uma boa fluidez.

A taxa de amostragem de toque trabalha para aumentar a velocidade de resposta ao toque, garantindo que o comando feito pelo usuário seja mais rápido ou imediato. De qualquer forma, ambas têm um papel importante para melhorar a experiência geral.

Caso esteja se perguntando qual é a mais importante, acreditamos que seja a taxa de atualização. Afinal, essa é uma tecnologia que você consegue sentir os efeitos no dia a dia, enquanto a outra só pode ter sua real utilidade testada em tarefas específicas.

Qual a taxa de amostragem de toque do seu aparelho? Acha importante essa tecnologia? Conta para a gente nos comentários!