Oneplus Nord CE: que smartphone é esse? Esse carinha aqui é a tentativa da OnePlus, em junho de 2021, de lançar um aparelho pop: barato e com as melhores funções da marca. Mas será que ele cumpre mesmo com o papel? Hoje a gente vai ver se o Nord CE tem câmeras boas, se o seu desempenho é bom para jogos e principalmente, se o seu custo-benefício vale a pena. Confere tudo isso nessa review do OnePlus Nord CE 5G aqui no Oficina da Net.

OnePlus Nord CE 5G REVIEW:

Com exceção do vidro frontal, o OnePlus Nord CE é inteiramente feito de plástico. Porém esteticamente falando, isso não interessa muito, já que o aparelho é muito bonito mesmo assim. A sua traseira é de um tom azul que se transforma em roxo nas bordas, dando muita elegância e estilo para o aparelho.

O nosso amigo OnePlus tem um processador Snapdragon 750G e uma GPU Adreno 619, em conjunto com opções de 6, 8 ou 12 GB de RAM. Em questão de armazenamento, ele tem opções com 128 e também com 256 GB.

O Nord CE conta também com uma tela poderosíssima de Fluid AMOLED de 6.43", em resolução Full HD e com uma frequência excepcional de 90Hz ao invés dos tradicionais 30 ou 60Hz, dando uma sensação de fluidez e suavidade ainda maior pro aparelho.

Esse smartphone tem um conjunto triplo de câmeras, sendo elas: a principal de 64MP, uma ultrawide de 8MP e uma terceira de 2MP, que serve como sensor de profundidade. A frontal completa o kit dele com um sensor de 16MP pra selfies.

Nosso OnePlus também possui uma bateria de poderosos 4500 mAh, que é muito bem otimizada por sinal. Um detalhe interessante é o carregador que vem com ele: o Warp Charge 30T, que é bem potente MESMO. O carregador tem 30W e dá uma super-carga de mais ou menos 60% e 30 minutos na tomada.

OnePlus Nord CE 5G - Veja aqui a ficha técnica completa

Quanto ao valor dele, o Nord CE está custando na faixa dos R$ 1.600,00 pela loja oficial da OnePlus no Aliexpress.

As câmeras do Nord CE 5G

Câmera principal

Para ser objetivo, a câmera dele de 64MP é muito boa mesmo. O contraste e a intensidade de cores dela não é perfeita, mas ela tem uma vantagem enorme quando se trata de ruído. Na luz do dia pelo menos, ela apresenta um ruído mínimo em comparação com as câmeras de outros aparelhos. O zoom dela também é fantástico, dando até pra tirar fotos quase-macros, por conta da resolução e da proximidade que podemos ficar para fotografar.

Câmera traseira

Ultrawide

Funciona como esperado. Por ter um sensor de 8MP, ela acaba ficando um pouco limitada com relação à qualidade das imagens, mas no geral é uma câmera boa. Você só acaba perdendo alguns detalhes em troca de um ângulo mais aberto (o que acontece em boa parte das cameras de aparelhos com valor semelhante).

Câmera traseira horizontal (wide)
Câmera traseira vertical (ultrawide)
Câmera traseira horizontal (ultrawide)
Câmera traseira vertical (wide)

Câmera Frontal

Tem uma ótima qualidade e funciona melhor que muitas outras câmeras na luz do sol. O problema dela é as selfies noturnas ou com menos luz, em ambientes fechados ou mais escuros. A câmera desempenha bem menos quando está em piores condições de iluminação, gerando bastante ruído nas imagens.

Selfie em modo retrato
Selfie em ambiente fechado
Selfie em ambiente fechado e com pouca luz
Selfie em ambiente fechado e com pouca luz
Selfie em ambiente fechado
Selfie em ambiente fechado e com pouca luz
Selfie com muita luz do sol
Selfie com muita luz do sol
Selfie em ambiente fechado
Selfie em ambiente fechado
Selfie em ambiente fechado e com pouca luz

Vídeos

Para finalizar, vamos falaremos dos vídeos desse aparelho. A qualidade deles é impressionante MESMO. Tanto em 4K/30 fps, quanto em Full HD/60 FPS, a imagem não desapontou nenhuma vez. O aparelho se adapta muito bem às mudanças de luz e cor, dando um resultado bem cinemático para as gravações. Além de tudo a estabilização é praticamente perfeita, sendo extremamente suave, sem parecer artificial.

O Nord CE 5G é bom em performance e jogos?

Depois de testarmos ele em diversos games com gráficos pesados, pudemos chegar à conclusão de que sim, ele funciona pra jogar. Você não vai conseguir o melhor desempenho, com a maior quantidade de frames em todos os games, mas no geral, a performance é boa.

Vídeo incorporado do YouTube

Gráficos altos não são o forte desse OnePlus, ele vai ter resultados bem melhores em jogos com um visual mais simples, e que liberam mais do que 60 frames. Por conta da frequência superior da tela do aparelho, dá pra ele ir até 90 FPS em alguns jogos.

Agora, se o seu negócio é rede social, vídeo no youtube, streaming de séries, aí, meu amigo, é outra história. Esses 90Hz da tela fazem bastante efeito aqui. Durante a navegação em outros apps que não são jogos, você vai notar uma velocidade e um desempenho gigantesco para usar.

Por último, o aparelho não esquentou muito nos testes, chegando a uma máxima de 40°C.

A Bateria do Nord CE 5G dura?

O Nord CE tem uma bateria com 4500 mAh que, apesar de ser inferior às baterias de outros aparelhos semelhantes, não performa pior. Estranho, não? O que notamos nos testes é que a bateria do Nord é muito otimizada, tanto para games, quando para outros aplicativos, câmera, etc. Ela demora bastante para drenar quando o aparelho está em uso e perde pouquíssima carga quando está em stand by, aguentando facilmente mais de dois dias com a ela apagada.

Outro ponto interessante é o carregador que vem junto com ele, o Warp Charge de 30W, da OnePlus. 30 minutos de carga com esse carinha aqui já é suficiente para garantir pelo menos 60% de bateria.

Alternativas ao Nord CE 5G

Uma alternativa interessante ao Nord CE é o Samsung Galaxy A52 5G. Suas câmeras possuem um pouco mais de resolução, sua tela é levemente maior e sua taxa de atualização é de 120Hz, diferente dos 90 do Nord. Entretanto, o preço do Galaxy A52 acaba sendo mais salgado que o do OnePlus.

Samsung Galaxy A52 5G - Veja aqui a ficha técnica completa

O Motorola Moto G 5G também é uma ótima pedida para quem não quer importar um aparelho desse nível. O seu processador também é o Snapdragon 750G e com a mesma Adreno 619 como GPU. Suas câmeras tem uma qualidade inferior, e sua tela não tem os poderosos 90Hz do Nord CE. Apesar disso, o Moto G sai mais em conta que o Galaxy A52.

Motorola Moto G 5G - Veja aqui a ficha técnica completa

Conclusão

O Nord CE 5G é um smartphone sensacional para a sua faixa de preço e pelo que ele se propõe a fazer. Ele já tem disponibilidade para o uso do 5G; as câmeras do aparelho são todas incríveis, e contornam muito bem o problema do ruído à noite, que é muito encontrado nos concorrentes; A qualidade de vídeo também é impecável, sendo superior até a de alguns outros celulares mais caros que ele.

A bateria desse aparelho também dura muito, e drena bem mais devagar que o normal durante uma jogatina. O sistema operacional Oxygen aproveita muito bem o potencial de processamento do celular e otimiza bastante os processos e a energia consumida por ele.

A tela com taxa de atualização de 90Hz é a cereja do bolo no Nord CE. Toda navegação é extremamente fluida e dá uma sensação muito boa na hora de usar. Sem contar no conforto dele: esse OnePlus é bem levinho e tem um tamanho perfeito, ótimo para usar sem incômodos.

Então, para resumir: o Nord CE é um smartphone exemplo perfeito de como um celular intermediário pode ser bom sem necessariamente ser caro. A nota final que eu dou para o OnePlus Nord CE é 9/10. O custo benefício dele é bem vantajoso e ele com certeza vale a sua compra.

Onde comprar?

O link de indicação da compra, de forma importada, ou seja, pode haver taxa de importação, é pela AliExpress. A loja oficial da Oneplus nos enviou.

Use o código de desconto: OPNORDCE09