Em um evento realizado em San Jose, nos Estados Unidos, na última terça-feira (27) a NVIDIA anunciou sua nova placa gráfica, a qual a empresa determina ser a melhor do mundo, a Quadro GV 100. O componente foi criado com foco em profissionais de animação, design, modelagem 3D, além de inteligência artificial, prometendo 10 vezes mais velocidade na renderização de objetos complexos em aplicações profissionais. CEO da NVIDIA, Jensen Huang, comentou brincando "É tão grande que a gente até resolveu fazer dourada".

A placa gráfica conta com a tecnologia NVIDIA RTX, que permite renderização de elementos pesados em tempo real. De acordo com a fabricante, o lançamento da Quadro GV 100 representa o maior avanço na computação gráfica dos últimos 15 anos. O principal objetivo com a nova criação é abranger o mercado de profissionais de engenharia, arquitetura, produção de animações, conteúdo cinematográfico, entre outros.

GV100
Quadro GV100

Bob Pette, VP de visualização profissional na NVIDIA, ressaltou "A NVIDIA reinventou a estação de trabalho ao pegar a tecnologia de ray-tracing da nossa arquitetura Volta e juntá-la com o hardware mais poderoso já colocado em uma estação de trabalho. Artistas e designers podem simular e interagir com suas criações de formas que antes eram impossíveis, o que vai mudar fundamentalmente o fluxo de trabalho em vários setores do mercado".

Com as placas Quadro GV100 é possível dobrar a quantidade de memória de vídeo, as plcas em si viram em uma configuração com 32 GB, porém duas placas podem ser conectadas uma a outra através do NVLink, o que possibilita utilizar até 64 GB de memória em um único dispositivo. De acordo com a NVIDIA, a Quadro GV100 consegue oferecer 7,4 teraflops de desempenho de precisão dupla, 14,8 teraflops de precisão simples e 118,5 teraflops para tarefas de deep learning.

Companhia afirma sem a melhor do mundo
Companhia afirma ser o maior avanço na computação gráfica dos últimos 15 anos

Além disso, a placa conta ainda com um recurso chamado "OptiX AI-denoiser", o qual tem o objetivo de remover ruídos ocasionados em momentos de renderização no PC e para isso, utiliza inteligência artificial.

 

Nova placa NVIDIA

Dados técnicos

A nova placa gráfica da NVIDIA já pode adquirida no site da empresa nos Estados Unidos, no valor de US$ 8.999, em conversão direta, R$ 29,9 mil, sem contabilizar os impostos.

Como a Quadro GV100 foi lançada recentemente, cada cliente somente pode adquirir cinco unidades até o momento. Já no próximo mês, marcas renomadas como Dell, Lenovo e HP devem apresentar as suas primeiras estações de trabalho compostas com a nova placa da NVIDIA.