Nesta quinta-feira, em São Paulo, a Mozilla e a Telefônica anunciaram que irão desenvolver uma plataforma de desenvolvimento para aparelhos móveis com base no HTML5, assim sendo, internet aberta. O novo sistema fará com que os usuários possam usar as funcionalidades de um smartphone em um aparelho comum e, deste modo, diminuindo os gastos.

O CEO da Mozilla, Gary Kovacs, falou que o chamado "Open Web Device" representa uma grande evolução sobre os aplicativos, que hoje em dia são comercializados em lojas online. Com o código aberto qualquer desenvolvedor poderá fazer alterações e criar sua própria versão de um aplicativo. "Queremos dar ao usuário o controle sobre a plataforma", disse Kovacs.

O novo produto deverá ser lançado no final deste ano e deverá chegar aos usuários no início de 2013. De acordo com o diretor do Centro de Inovação da Telefônica digital, Pabro Larrieux, o valor para o usuário deverá ser o mesmo equivalente a um aparelho convencional, porém, com funcionalidades de um smartphone. "Vamos trazer a experiência de um Android a um número muito maior de usuários, o que significa inclusão digital", disse Larrieux.