Conforme uma entrevista com o cofundador do Google Sergey Brin ao "The Guardian", a liberdade de princípios de abertura e acesso em nenhum outro momento foram tão ameaçadas quanto agora. "Estou mais preocupado hoje do que no passado. É assustador", disse Brin.

De acordo com o executivo, o risco de tudo que pode vir a acontecer é em decorrência do interesse cada vez maior dos governos em controlar o acesso e também as trocas de informações entre as pessoas. Ele também comentou o fato do desejo da indústria de entretenimento em derrubar a pirataria.

Brin comentou ainda comentou que ele, juntamente com Larry Page, não conseguiriam ter lançado o Google caso o Facebook já dominasse a internet na época. "O Facebook tem sugado os contatos do Gmail há muitos anos", disse ele.

O executivo disse que a rede social de Mark Zuckerberg possui comportamento controlador. "Você tem que jogar segundo as regras deles, que são muito restritivas. Fomos capazes de criar uma ferramenta de busca porque a web era tão aberta", concluiu.