De acordo com a fabricante de antivírus Kaspersky Lab juntamente com o site Linha de Defesa, o Facebook no Brasil está enfrentando um forte esquema na qual, através do envio de spams, os hackers estão conseguindo obter o controle dos perfis de vários usuários. Deste modo, os perfis das vítimas acabam curtindo outros perfis já determinados. Um esquema altamente lucrativo, já que, aqui na terrinha, cem mil curtidas estavam sendo vendidas por R$ 3.999.

A investigação conseguiu encontrar dois sites responsáveis pelo feito, um deles era responsável pelo controle dos perfis na rede social de Mark Zuckerberg, o outro negociava a venda de curtidas, chamando a atenção dos donos de fan pages usando as palavras: "Adquira mil curtidas em sua fan page no Facebook".

O primeiro site, que controlava os perfis das vítimas, não tinha uma página principal, porém, hospedava um código que era carregado por extensões de navegadores distribuídos na rede social. Assim sendo, estas extensões eram oferecidas aos internautas com mensagens do tipo "Saiba quem visitou o seu perfil no Facebook; Saiba quem viu suas fotos; Mude a cor do seu perfil", entre outras ofertas mirabolantes.

Deste modo, quem acessou esses links fazendo uso do Firefox e do Chrome, acabou recebendo uma extensão no navegador que, além de não realizar o prometido, carregava um código malicioso e, divulgando a mesma mensagem na sua página e ainda curtindo várias páginas na rede social sem saber.

O Facebbok, após esta descoberta, disse que não costuma comentar casos específicos, no entanto, instruiu aos usuários que devem denunciar mensagens de spans.