Nesta última segunda-feira, 19 de março, a Adobe, desenvolvedora dos softwares Photoshop e Acrobat, comunicou que vem perdendo nas vendas. De acordo com a empresa, os pacotes de programas Creative Suite caíram, ficando assim longe de suas previsões.

Mas mesmo com a queda nas vendas de alguns produtos, a companhia teve um aumento em suas receitas, que subiram para 1,7%, ou US$ 1,045 bilhões no primeiro trimestre do ano fiscal, que encerrou no último dia 2 de março; mesmo ficando um pouco abaixo do esperado pelo serviço de informações financeiras Thomson Reuters I/B/E/S.

Em uma teleconferência, o vice-presidente financeiro da Adobe, Mark Garrett, falou que, "A receita advinda da Creative Suite ficou aquém das expectativas da empresa, porque clientes estão aguardando para comprar duas novas versões que devem ser introduzidas no final deste trimestre; a Creative Suite 6, e outra versão baseada na Web que deve ser vendida por meio de assinatura", afirma ele.

Mas mesmo com essa espera por novos produtos, analistas estão cada vez mais preocupados com a possibilidade de que o serviço de assinatura baseado na Web prejudique o crescimento da companhia a curto-prazo. Os mesmos ainda afirmam que as vendas da Adobe costumam disparar com a introdução de uma nova versão da Creative Suite, mas eles acreditam também que o crescimento de receita pode ser menor do que no passado se seus antigos clientes decidirem não comprar o produto no momento do lançamento.

O que pode piorar ainda mais é se esses mesmos clientes decidirem ao invés de comprar o produto, alugar o software, realizando assim pagamentos iniciais muito menores do que os esperados.

Vale lembrar que a ação da Adobe fechou a US$ 34,51 na Nasdaq e caiu 4,8%, para US$ 32,84 em negociações depois do fechamento do pregão.