O Google anunciou que está reformulando a sua ferramenta de busca. O objetivo é que assim, o buscador consiga, além de reconhecer as palavras postas na consulta, também entender o que os usuários estão realmente querendo encontrar.

A gigante de buscas disse que tem a intenção de juntar as capacidades semânticas e deste modo compreender automaticamente o significado de frases e perguntas dos usuários e assim, fornecendo uma resposta mais exata.

"Se uma pessoa pergunta pelos 10 lagos mais profundos dos Estados Unidos, damos resultados decentes baseados nestas palavras-chave, mas não necessariamente porque entendemos o que é profundidade ou o que é um lago", disse o engenheiro do Google Amit Singhal.

Assim sendo, Singhal explicou que o sistema de pesquisa atual do Google é muito limitado, por isso a necessidade de investir mais nesse setor. O Google, para obter expostas mais precisas, entrará no cérebro virtual da base de dados do conhecimento Freebase para ter um maior entendimento de como as coisas são e ainda como se relacionam entre si.

O Google adquiriu o Freebase no ano de 2010 e considera esta base de dados como uma ferramenta para contribuir na criação de maior conhecimento. "Desde então, aumentamos (a Freebase) de 12 milhões de entidades e atributos interconectados para mais de 200 milhões", disse Singhal