No ano de 2011 muitos acontecimento na área tecnológica e nós do Oficina da Net sempre estivemos e estamos atentos à todas elas. Nosso grande objetivo é transmitir as informações que estão circulando pelo mundo com qualidade e rapidez aos leitores do site.

 

MAIO 2011

 

No mês de maio de 2011 uma notícia confortou os jogadores do PlayStation Network, o game, que estava fora desde o dia 20 de abril, poderia voltar em breve. A Sony, em um comunicado oficial, disse que estava trabalhando pesado para fazer com que o game voltasse ao ar. O game foi invadido por hacker e desde então estava fora do ar, sendo que, os usuários não tinham mais acesso a games online, filmes e música.

 

JULHO

 

Em junho, o Google homenageou Les Paul com um Doodle no lugar do seu tradicional logotipo no seu buscador.  No lugar do logotipo, uma guitarra na qual era possível tocar passando o cursor do mouse sobre ela. No teclado virtual era possível "dedilhar" as notas, desde que o ícone do símbolo estivesse selecionado. Através da sequência "EEE Q T E Q T E UUU I YR Q T E", os internautas podiam escutar os acordes da Marcha Imperial, a orquestra de Darth Vader e digitando "K P O I N I P O P O K N K P", a melodia de "Oração", da Banda Mais Bonita da Cidade é tocada.

 

 

 

Ainda no mês de junho uma notícia alegrou os consumidores brasileiros, o smartphones da Samsung, o Galaxy S II havia começado a ser vendido no varejo online aqui na terrinha. O aparelho é equipado com o Android 2.3, o "Gingerbread" e possui espessura de 8,49 milímetros. Consta ainda processador de núcleo duplo de 1 GHz, com tela Super AMOLED Plus de 4,2 polegadas, câmera traseira de 8 megapixels e dianteira de 2 megapixels, com gravação e reprodução de vídeo Full HD, suporte para Adobe Flash 10.1 e ainda serviços do Google integrados.Aos amantes dos games de futebol, junho ainda foi marcado por uma bela notícia, que em 2012 o jogo Pro Evoluion Soccer terá times brasileiros da Libertadores da América do ano de 2011.

 

JULHO

 

Outra notícia que agradou muito os consumidores brasileiros em julho do ano passado foi o anúncio da Vivo, que comunicou o seu novo serviço de comunicação via rádio, semelhante ao serviço prestado pela Nextel. Ainda no mês de julho, um anúncio importante aos gamers de todo o mundo, de acordo com o site DigiTimes, a Sony já estaria preparando uma nova versão do PlayStation. Mesmo com todo sucesso do PS3, a empresa estaria preparando o lançamento do PS4 para 2012. Após a notícia do lançamento do PS4, rumores sobre o novo modelo do Xbox começaram a surgir, de acordo com as fontes, ele teria gráficos tão bons quanto do Avatar, com um design inovador que iria surpreender todos os jogadores.

 

SETEMBRO

 

Já em setembro de 2011, o Google anunciou que não deixaria de investir na sua popular rede social, o Orkut, que ainda faz bastante sucesso em alguns países, como o Brasil. No anúncio, o diretor mundial de engenharia do Google, James Withaker, disse que o Orkut continuaria em plena atualização e desenvolvimento, mesmo com o lançamento da nova rede social, o Google+.  Ainda em setembro, uma notícia deixou muitas pessoas preocupadas e atentas ao céu. A NASA divulgou que no final de setembro um satélite que deixou de funcionar em 2005 iria cair sobre a Terra. De acordo com a própria NASA, o Upper Atmosphere Research Satellite, iria cair no mar, e que seus destroços dificilmente iriam atingir alguma pessoa. Conforme a NASA, é muito pequena a chance de um dos pedaços do satélite atingir uma pessoa, a chance é de 1 para 3.200, ou seja, muito remota.

 

OUTUBRO

O mês de outubro foi marcado com duas notícias importantes da Apple, uma boa e outra ruim. Quem estava aguardando ansiosamente pelo iPhone 5 acabou tendo uma grande decepção, pois, a companhia lançou apenas o iPhone 4S, uma versão melhorada do iPhone 4. No dia 4 de outubro de 2011 o mundo conheceu então o iPhone 4S, apresentado pelo atual CEO da Apple, Tim Cook. A nova versão do iPhone 4 trouxe algumas modificações como recursos mais sofisticados, câmera de 8 megapixels,  uma captura de vídeo mais eficaz, processador de dois núcleos, entre outras. No entanto, mesmo assim, os consumidores acabaram ficando um pouco decepcionados com o anúncio, o que logo foi superado e o novo aparelho acabou fazendo sucesso como a grande maioria dos produtos da companhia.

Porém, o que ninguém estava esperando, aconteceu um dia após o lançamento do iPhone 4S, a morte de Steve Jobs, o emblemático e notório ex CEO da Apple, que havia se afastado da presidência da empresa em virtude de seu problema de saúde, um câncer raro descoberto a anos atrás. Visivelmente debilitado, Jobs acabou cedendo seu lugar a Tim Cook em agosto do mesmo ano. Na carta de despedida Jobs não deixou claro o motivo de sua saída da empresa, apenas disse "não ter mais condições de exercer o cargo". Porém, mesmo assim, ele prometeu que ficaria sempre ligado aos negócios.  

Assim, no dia 5 de outubro de 2011 morreu Steve Jobs, a própria empresa anunciou o ocorrido. Em um comunicado oficial, escreveram: "O brilho de Steve, sua paixão e energia foram a fonte de inúmeras inovações que enriqueceram e melhoraram nossa vida. O mundo ficou incomparavelmente melhor por causa dele". Após sua morte muitas especulações sobre o futuro da Apple, se ela seria capaz de continuar com todo o seu sucesso, já que, Steve Jobs sempre foi um nome importante para a empresa. Não podemos responder com certeza, porém, ao que tudo indica, a Apple é única e está sabendo lidar muito bem com as surpresas da vida.

 

DEZEMBRO

 

Deixando as preocupações do mês de setembro de lado, com a proximidade do Natal, o Google resolveu inovar e homenagear a data. Nós, do hemisfério Sul, acostumados com o calor da data, tivemos a possibilidade de ver a neve no monitor do computador. O Google, no seu site de buscas, fez toda essa brincadeira, para participar e ver a neve, bastava apenas digitar o termo "Let it snow", pronto, a neve começava a cair e congelava a tela inteira.