Será que essa idéia irá pegar? Particularmente não sei, mas essa última vem da Coréia do Sul. Conforme matéria publicada no site do Terra, a Coréia do Sul pretende substituir policiais de prisões por robôs; informações essas prestadas na seção asiática do Wall Street Journal.

Os testes irão começar em março de 2012, com apoio do Ministério de Defesa sul-coreano, no complexo de Pohang, cidade ao sul da capital Seul. Para o professor Lee Baik-chul, da Universidade de Kyonggi, "As câmeras de circuito interno apenas mostram o que acontece através de telas, mas o robô é capaz de avaliar e identificar situações anormais", explica ele.

De acordo com o professor Lee, os robôs policiais, irão patrulhar corredores e avaliar a movimentação dentro das celas e assim quando quaisquer atividades bruscas ou atípicas, como comportamentos violentos forem detectados, o robô avisará os policiais humanos.

O custo desta operação está estimado em cerca de US$ 863 mil, e ainda prevê que os robôs sirvam também como canal de comunicação entre os policiais humanos e os presos; e mais, a um cuidado em todo esse projeto para que os presos não vejam os robôs como exterminadores, como explicou o professor Lee.

Depois de todos esses testes, chegarão à fase final do desenvolvimento, aonde as forças irão se concentrar no desenvolvimento da aparência das máquinas, deixando elas mais humanizadas e amigáveis. Sendo assim, vamos ver se essa idéia dará realmente certa.