De acordo com a agência de notícia EFE, fora publicado uma matéria onde informa que a Agência Espacial Brasileira, afirmou um acordo de cooperação científica para estudos sobre clima e a camada de ozônio com a NASA nesta quinta-feira. A nova parceria começou a ser traçada quando o diretor da NASA, o astronauta Charles Bolden, visitou o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, em São José dos Campos.

Com esse acordo, Brasil terá acesso a dados do programa entre os Estados Unidos e Japão, sobre chuvas, chamado de "Medidas Globais de Precipitação", que planeja lançar em 2012; onde serão lançados um grupo de satélites para o monitoramento das chuvas no planeta. Já o Brasil, entrará com dados informativos sobre as chuvas ocorridas na Amazônia e também com a participação da manutenção dos satélites.

Também nesta quinta-feira, foi assinado um acordo em busca conjunta de cooperação para o desenvolvimento de um satélite de alta resolução para medir o impacto da ação humana nos ecossistemas, com uma contribuição na casa dos US$ 100 milhões pelo Brasil e US$ 150 milhões pela NASA.