De acordo com uma pesquisa realizada pelo Comitê Gestor da internet no Brasil, o CGI.br, sobre o comportamento de crianças na internet, mostrou que 90% do total usou a web para acessar jogos on-line.

Na pesquisa foram abordadas 2.516 crianças, entre setembro a novembro de 201º, com faixa etária de 5 a 9 anos, todas brasileiras, sendo que 2.131 de área urbana e 385 de área rural. De acordo ainda com o estudo, apenas 45% dos entrevistados busca na internet informação para trabalhos escolares; os que brincam em sites com desenhos da TV somam 42%; 35% das crianças dizem que fazem pesquisas variadas e 34% assumiram que assistem desenhos animados e também vídeos.

De acordo com uma segunda pesquisa na área de Tecnologia da Informação, 29% das crianças disseram que acessaram redes sociais como o Orkut e Facebook. Das crianças que vivem em zonas urbanas, 48% delas afirmaram que acessam a internet de casa enquanto 52% das crianças do meio rural afirmaram que tiveram acesso à web na escola.

Um dado preocupante, a maior parte das crianças acessa a internet sozinha, somando 39%; com a mãe um índice de 35%; com parentes somou 29% e com professores na escola, 28%. Do total dos entrevistados, 25% deles disseram que já se sentiram ameaçadas na web. 12% das crianças afirmaram que já conheceram alguém pela internet; 11% enviou fotos pela web e 6% admitiu que já foi vítima de alguma brincadeira ou piada que não tenha gostado.

Ao meu ver, essa pesquisa só mostra que a internet, além de todos os lados positivos que tem, possui também os negativos,para isso, devemos acompanhar nossos filhos e instruí-los que também pode existir perigo na internet.