O Twitter anunciou ontem, terça-feira, durante o TechCrunch Disrupt, nos Estados Unidos, o lançamento de uma nova plataforma analytics. O  principal objetivo da ferramenta e contribuir com sites para que entendam melhor os dados sobre o botão Tweet e ainda sobre o t.co wrap.

Esta ferramenta de análise de tráfego poderá ser usada para fazer uma avaliação sobre o impacto da rede social sobre a audiência de um site. O Twitter já comunicou que o serviço será lançado gradualmente no decorrer de algumas semanas.

Mesmo que o serviço não esteja totalmente liberado, o Twitter já deu um indicativo dos principais benefícios. Confira:

-Possibilitar o entendimento de quanto um site tem sido compartilhado no Twitter;

-Verificar a quantidade de tráfego que o Twitter ofereceu para um site;

-Medir a efetividade da integração do botão Tweet.

Com o Analytics, por exemplo, um site poderá acessar os dados do tráfego através da própria rede social. Assim, quando efetuar o login na conta será possível ver diversas métricas, como quantos tuítes foram feitos, como também o número correto de cliques vindos de mensagens. Será possível ver também o comportamento semanal, diário e mensal do número de cliques feitos após cada compartilhamento de conteúdo.