O Ministério da Justiça de Israel concedeu permissão ao serviço de cartografia do gigante de buscas. Após muito tempo de negociações, finalmente, o Google Street View poderá mapear as ruas de Israel.

A Autoridade israelense de Direito, Informação e Tecnologia (ILITA), organismo que regula a proteção de dados, autorizou o Street View a capturar imagens panorâmicas das ruas de Israel, de acordo com um comunicado publicado nesta segunda-feira.

Além de alertar sobre a privacidade e riscos de segurança, o ILITA exigiu que os carros do Google estejam claramente identificados e que os trajetos percorridos sejam avisados com antecedência.

Para não infringir as regras, todas as imagens coletadas serão enviadas para uma central nos Estados Unidos e terão placas e rostos distorcidos. As autoridades não autorizaram antes a coleta de imagens por receio que as imagens dos prédios em 3D fossem usadas para atentados.

O Google Street View foi lançado no ano de 2007 e fornece imagens panorâmicas em 3D de trajetos urbanos. Com o serviço, o usuário tem a possibilidade de fazer um passeio virtual por várias cidades.

Apesar de ser muito interesse o serviço e aceito por muitas pessoas, ele também já gerou muita polêmica e processos. Algumas pessoas e cidades sentiram-se ofendidas pela invasão de privacidade. Além de tudo, no ano de 2010 o carro da Google acabou coletando, sem autorização, uma grande quantidade de dados pessoais, incluindo e-mails e senhas, através de redes wi-fi desprotegidas.