De acordo com um estudo, realizado por Larry Rosen, professor de psicologia da Universidade do Estado da Califórnia, o excesso do uso da rede social de Mark Zuckerberg pode provocar o desenvolvimentos de problemas relacionadas com a vida social, como por exemplo, o narcisismo, comportamento antissocial e também agressividade.

Em uma apresentação intitulada de "Cutuque-me: como as redes sociais podem ajudar e prejudicar nossas crianças", realizada na 119ª Convenção Anual de Psicologia, o professor expos o assunto embasado em uma pesquisa envolvendo mil adolescentes que moram em zonas urbanas. Rosen também observou 300 jovens durante a utilização do computador.

Segundo o professor, além das conseqüências sociais, os jovens que usam o Facebook com excesso podem desenvolver também dores de estômago, problemas para dormir, ansiedade e também depressão. A leitura é outro ponto agravante, quanto mais o jovem usa a rede social, a taxa de retenção da leitura é menor. Os adolescentes que acessaram, ao menos uma vez, a rede social durante os 15 minutos em que foram analisados, possuem notas mais baixas na escola.

Mesmo com todos os pontos negativos apresentados, o estudo também mostrou que os jovens que usam muito o Facebook desenvolveram uma espécie de "empatia virtual", que é a capacidade de demonstrar pela internet a empatia por amigos que estão angustiados. Este ponto é bastante considerável pois, os jovens podem trazer essa empatia também para o mundo real.