A noticia sobre o teste de QI envolvendo navegadores que estava circulando na web e deu muito o que falar, é falso.  A notícia que estava sendo repassada era que, de acordo com um estudo realizado pela empresa do Canadá de consultoria psicométrica ApTiQuant, os usuários que utilizam o navegador Internet Explorer possuem o seu quociente de inteligência, o QI, relativamente menor dos que usam outros navegadores.

Depois de toda a repercussão midiática sobre o assunto, a BBC divulgou hoje que o estudo divulgado pela empresa canadense é falso.  Um dos indícios da publicação falsa é a imagens utilizadas pela ApTiquant que foram roubadas da companhia Central Test da França. Além desse detalhe há provas que o site oficial da empresa entrou no ar apenas em julho deste ano, assim, sem tempo hábil da para realização da pesquisa, além, claro, das datas não coincidirem.

Vários veículos informativos divulgaram a notícia falsa e, obviamente, todos sentem-se lesados pois, não é do interesse de nenhum deles, como também nosso, divulgar pesquisas falsas. Ainda não há informações sobre o responsável pelo site falso como também o real objetivo da divulgação dessa notícia.