A mais de 380 quilômetros da Terra, os astronautas do ônibus espacial Atlantis tiraram uma folga nesta quarta-feira da cansativa jornada de trabalho para relatar suas experiências vividas no espaço, durante a última missão da Atlantis a Estação Espacial Internacional.

Conforme a especialista Sandra Magnus, ela falou que, "Quando você está fazendo trabalho diário, não consegue pensar em mais nada", sendo que a tripulação da Atlantis está vivendo uma viagem histórica, pois será essa a última missão da era dos ônibus espaciais.

Ainda em suas declarações, Magnus comentou que, "Estamos fazendo o melhor para deixar a estação na melhor forma quando formos embora... não tivemos muito tempo livre ainda, mas estamos trabalhando duro para avançar nas tarefas. Quando tivermos nosso tempo livre, poderemos ter tempo de olhar pela janela", brincou ela.

A tripulação tem ainda o trabalho de carregar 2,5 toneladas de artefatos e dispositivos armazenados na estação espacial para trazer de volta a Terra. O piloto da Atlantis, Doug Hurley, falou que, "Está sendo uma missão realmente atarefada; o trabalho nos mantém tão concentrados que buscamos não pensar neste grande evento".

Mesmo sentindo muitas saudades dos que ficaram em terra, a tripulação conta que estão aproveitando ao máximo a missão a eles destinada.  Aproveitando ainda o tempo de folga, a tripulação do ônibus aproveitou a oportunidade para agradecer os companheiros de controle em Houston. "Fizeram um excelente trabalho em todos esses anos", destacou Hurley e ainda comentou que, "Pretendo continuar a trabalhar com a NASA nos próximos projetos do futuro".

A Atlantis retorna a Terra no próximo dia 21 de julho, quando daí chegará o fim às viagens com ônibus espaciais norte-americanos.