Conforme anunciado ontem nesse site, hoje confirmamos que o Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) irá beneficiar os primeiros usuários dentro de 90 dias, como informou o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo. As primeiras assinaturas com velocidade de 1Mbps a R$ 35,00 mensais começarão a ser comercializadas.

Até o momento, apenas duas empresas aderiram ao programa; foram às empresas Oi e a Telefônica que também por necessidade, fizeram com que o governo abrisse mão das exigências de que as teles cumprissem metas de qualidade. O ministro falou que até outubro, a Anatel tentará aprovar a regulamentação que busca garantir uma mínima qualidade dos serviços prestados pelas operadoras, tanto na área de telefonia móvel, quanto fixa.

De acordo com o governo, as normas entrarão em vigor já em 2012 e assim valerá também para o PNBL.  O programa já está gerando protesto antes mesmo de entrar em vigor, pois em junho, cerca de 50 entidades entre elas, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, promoveram um tuitaço contra as medida do plano, que também foi divulgado pelo site Oficina da Net.

O ministro Paulo Bernardo, informou que a meta do governo é para que o PNBL consiga atender a todo país até 2014, até essa data, as empresas que integrarão o projeto deverão oferecer planos de Internet com velocidades de 5Mbps, a preço ainda não informado. Sendo assim, esperamos que o governo consiga tirar suas idéias e metas do papel e que o país assim entre de vez no mundo da internet a preços aceitáveis para a população.