O "Martin Jetpack", apelido dado a mochila voadora, foi testada com sucesso na Nova Zelândia. O incansável inventor, Glenn Martin, após 30 anos de pesquisas, pôs em prática o seu protótipo.

O invento é capaz de transportar uma pessoa a uma altitude de 1.500 metros. Com um motor nas costas, o manequim usado no teste sobrevoou as colinas da região de Canterbury,na Nova Zelândia.

O invento atual, o "Martin Jetpack", não é o primeiro protótipo com a finalidade de fazer com que uma pessoas voe com um motor acoplado nas costas. No mês de janeiro inventor canadense Raymond Li criou uma mochila com capacidade de transportar uma pessoa a dez metros do chão, com velocidade de 35 quilômetros por hora.

O "Martin Jetpack", conforme especificações, deverá voar em qualquer terreno por até 30 minutos, percorrendo uma distância de 50 quilômetros. O artefato pesa 115 quilos e possui motor V4 de duzentos cavalos acoplado a um comando de fibra de carbono.

O inventor já está pensando em melhorias no equipamento. Segundo Martin "Será possível equipá-lo com câmeras para obter informações sobre o tráfego rodoviário e utilizá-lo para ir ao trabalho ou se divertir".

O valor estimado do produto é de 100 mil dólares, aproximadamente 160 mil reais. O inventor pretende começar comercializar o produto em até 18 meses.  A empresa Martin Aircraft testará também uma versão tripulada que, poderia funcionar com controle remoto.