Na abertura da WWDC muitas novidades foram apresentadas por Steve Jobs. A Apple apresentou ao público a mais nova versão do Mac OS X que, mês que vem será lançado no mercado. A empresa de Steve Jobs ainda apresentou a atualização do iOS e um serviço baseado na nuvem para realização de backup e sincronia de documentos, fotos e música.

Na apresentação do Mac OS X Lion, além dos recursos já apresentados em setembro do ano passado, a Apple apresentou a próxima versão do seu sistema operacional.  A Apple forneceu algumas informações sobre o Lion, sobretudo, o valor de mercado. Ele deverá ser lançado em julho deste ano pelo preço de 30 dólares, sendo que estará disponível para download no Mac App Store, a loja de aplicativos online da empresa, onde também serão disponibilizados os principais componentes do Lion. De acordo com a empresa, o Lion consta com mais de 3.000 APIs novas, podendo ser incorporadas a seus aplicativos, incluindo controle automático de versões, notificações, controle de gestos, modo tela cheia e muito mais.

Para o iOS 5 também há muitas novidades. A Apple afirma que o novo sistema será lançado no final deste ano e terá 200 novos recursos. Entre elas o "Notification Center", que consegue integrar todas as notificações em um único lugar, outra mudança é o fim da necessidade de ter que plugar o aparelho com o sistema em um computador para realizar upgrades, ativações e downloads. Outra novidade do iOS 5 é a inclusão de um aplicativo  capaz de realizar troca de mensagens entre aparelhos iOS,  também haverá novos recursos na versão móvel Safari, login integrado com o Twitter, o aplicativo Newsstand e ainda melhora no aplicativo de câmera que permite assim, abrir a partir da Look Screen e ainda usar os botões de volume para tirar fotos.

Para o iCloud, Jobs comentou sobre um novo serviço que sincroniza dados sem fio com aparelhos com iOS, Macs e OCs. Deste modo, o serviço substitui o MobileMe. Outros três aplicativos foram apresentados para o iCloud, o "Documents in the Cloud", que envia documentos do iWork para a nuvem, o "Photo Stream", permitindo que os usuários sincronizem suas fotos em um aparelho com o outro, o "iTunes in the Cloud", em que os usuários possam acessar músicas compradas na iTunes Store a ainda as baixem em até dez aparelhos. Existe a alternativa para a música que não foi comprada através do iTunes, o "iTunes Match", serviço de 25 dólares por ano, que está disponível via streaming. Conforme anunciado, o iCloud estará disponível no final do ano.