Segundo informações de um importante grupo de médicos norte-americano, as redes sociais podem causar depressão, chamada de "depressão devido ao Facebook". Segundo eles, os mais afetados são aqueles obcecados pelo site e que ainda possuem alguma tendência depressiva.

Os especialistas ainda estão analisando as evidências de depressão entre os jovens. Eles divergem se a depressão é oriunda de outros problemas ou se esta relacionada ao uso do site.

Conforme os pesquisadores, o Facebook possui aspectos que podem ser difíceis para crianças e adolescentes com baixo estima.

O ideal do site é a interação com amigos e atualização do status, contendo fotos de pessoas alegres, felizes em diversas ocasiões. Esse fato faria com que um adolescente desprovido dessa diversidade pensasse que ele não está à altura daquele grupo de amigos.

Na vida online as pessoas, no geral, tentam demonstrar uma pessoa que nem sempre é. Postando apenas fotos alegres, divertidas, com vários amigos. Assim, um adolescente com baixo-estima pode sentir-se inferior aos outros.

A dica dos especialistas é conversar muito com filhos sobre diversos assuntos relacionados à internet, como o próprio efeito do Facebook, o cyberbullying e também sobre conteúdos inapropriados aos jovens.