Watson, o supercomputador da IBM que venceu dois seres humanos campeões do programa de TV Jeopardy entre os dias 14 e 16 de fevereiro com matéria já publicada neste site, agora vai realizar tarefas mais nobres.

O supercomputador Watson, vai realizar tarefas em hospitais para ajudar a diagnosticar doenças em pacientes, onde vai ser realmente testado as habilidades funcionais do Watson em descobrir doenças conforme sintomas inseridos em seu banco de dados, ajudando assim há diminuir o tempo levado em que os médicos tinham para fazer o diagnostico correto da doença nos pacientes. Stephen Baker, blogueiro e escritor falou como será o uso de Watson na medicina em um artigo publicado no Boston Globe;

"Um paciente chega com um conjunto enigmático de sintomas, o Watson faz uma busca por centenas de milhares de artigos em periódicos e estudos do caso. Ele retorna seis diagnósticos possíveis e seus níveis de confiança em cada um deles alem dos links para a documentação que ele estudou, ou seja, dois diagnósticos não se apliquem, os médicos sabem o bastante para eliminar alguns outros. Mesmo assim, se pelo menos uma dessas seis possibilidades levarem à equipe a resposta plausível que eles não haviam considerado, a máquina terá feito seu trabalho".

A Escola de Medicina da Universidade de Maryland e o Centro Médico da Universidade de Columbia já manifestaram a IBM, o interesse de ter o serviço do supercomputador Watson para auxiliar na busca de diagnóstico mais preciso, e assim, contribuir a médicos e pacientes.

Sendo assim, estamos entrando em uma nova era, a era da inteligência artificial aonde vem para ajudar cada vez mais o ser humano a salvar vidas mais rapidamente com menor possibilidade de erro em seus diagnósticos.