Ainda em  fase de testes, a Google pretende ultrapassar  todas as barreiras da língua.  A nova versão do aplicativo da Google Translate para Android surgiu com uma novidade. A plataforma Android  possui uma uma nova funcionabilidade: um  tradutor  em tempo real.

Com a mais recente inovação, o Android consegue reconher e traduzir momentaneamente uma conversa. Isto irá facilitar muito os diálogos em diferentes idiomas.

Assim, a ferramenta traduz em tempo real o que o interlocutor  falou,  deste modo, o usuário do outro lado ouvirá a fala em seu idioma e poderá responder em sua própria língua e o tradutor traduzindo para a língua do primeiro.

Esta novidade já havia sido apresentada em uma conferência em Berlim, na Alemanha, em setembro de 2010. Na ocasião foi previsto que em alguns meses estaria disponível para os consumidores.

Por enquanto, a funcionalibilidade do aplicativo está um pouco restrita, reconhece apenas idiomas como o inglês e o espanhol. Porém, pretende-se expandir o número de línguas a serem traduzidas.

Na nova versão, o Android também recebeu melhorias e algumas correções necessárias. A atual versão suporta 53 idiomas diferentes, com apenas tradução de textos.  Reconhece ainda vozes em 15 línguas, estas sendo traduzidas do modo tradicional, não em conversação.