Não é mais possível baixar o aplicativo de vídeos VLC para dispositivos da Apple como iPhone e iPod Touch. Assim, quem procurar na App Store não irá mais encontrá-lo.

Denis Coumont questionou a Apple sobre a falta de coerência entre liberar um aplicativo como o VLC, que foi desenvolvido dentro de todas as regras do software livre, com termos de condição para uso muito restritos como os da App Store. A partir desse questionamento, ficou decidido que não seria mais possível baixar o aplicativo.

O desenvolvedor Coumont foi alvo de muitas críticas por parte dos usuários, eles alegam que ele coloca "conceitos idealistas"  sempre à frente das necessidades dos consumidores.

Coumont respondeu as críticas, disse que o seu desejo não era de exclusão total do aplicativo, mas sim, que a Apple refletisse sobre as condições de uso excessivamente rigorosas que impõe a seus usuários, principalmente quando é ofericido aplicações desenvolvidas sob regras do GPL, que possuem liberdade para modificar, distribuir e compartilhar aplicações.

Em seu blog Coumont escreveu: "Eu enviei minhas considerações à Apple há mais de dois meses e eles não me deram nenhuma explicação. Apenas tiraram o VLC do ar.  Como me disse Eben Mogel, do Software Freedom Law Center, a Apple vai excluir  VLC de sua loja simplesmente porque não consegue suportar aplicações distribuídas sobre licenças GPL."