Ontem (13), divulgamos aqui os relatos de alguns usuários que instalaram a atualização de agosto de 2025 do Windows 11 (KB5063878) que começou a ser liberada em 12 de agosto prometendo um ganho de desempenho, mas, está causando mais problemas do que benefícios. A própria Microsoft confirmou falhas na instalação após relatos publicados pelo site Windows Latest e agora prometeu uma solução.

O que está acontecendo?

Nos testes realizados, a atualização KB5063878 apresentou o erro 0x80240069 ao ser instalada via WSUS ou SCCM, ferramentas usadas principalmente em ambientes corporativos. A Microsoft afirma que usuários domésticos dificilmente serão afetados, já que esses métodos são voltados para empresas.

Erro no Visualizador de Eventos após aplicar o KB5063878. Imagem: Windows Latest/Reprodução

Além da falha de instalação, alguns usuários estão encontrando mensagens de erro no Visualizador de Eventos após aplicar o KB5063878. Os registros estão relacionados ao CertificateServicesClient-CertEnroll e indicam que o provedor Microsoft Pluton Cryptographic Provider não foi carregado devido a uma falha de inicialização.

A Microsoft explicou que esses erros estão ligados a um recurso de segurança que ainda não está ativo no sistema. Portanto, podem ser ignorados com segurança até que a função seja oficialmente implementada.

Como corrigir

Segundo a Microsoft, quem encontrar o código de erro 0x80240069 pode contar com uma atualização emergencial que será baixada automaticamente pelo Windows Update. Administradores também podem aplicar a política "KB5063878 250814_00551 Known Issue Rollback" para resolver o problema manualmente.

Outra alternativa é baixar o pacote diretamente no Catálogo de Atualizações da Microsoft, que costuma funcionar na maioria dos casos. Se ainda assim a instalação falhar, é possível recorrer à Ferramenta de Criação de Mídia para atualizar o sistema, mantendo arquivos e aplicativos intactos.

Se a atualização emergencial não funcionar, uma opção é reinstalar o Windows 11 pela Ferramenta de Criação de Mídia. Imagem: Windows Latest/Reprodução

O que vem pela frente

A empresa já identificou a causa do erro, que também afetou clientes em abril de 2025, e está trabalhando em um novo patch para corrigir o problema definitivamente em uma futura atualização do Windows. Mais informações devem ser divulgadas nos próximos dias.

Fonte