Se você teve dor de cabeça para atualizar o Windows 11 por causa de travamentos durante o processo, especialmente ao tentar instalar a versão 24H2, saiba que não foi o único. A Microsoft finalmente corrigiu um problema que vinha afetando jogadores com o Easy Anti-Cheat instalado, um software comum em títulos multiplayer como Fortnite e Apex Legends.

Bug no Windows 11 24H2 com Easy Anti-Cheat é corrigido

A falha fazia com que o sistema travasse ou até exibisse a famosa "tela azul da morte" (BSOD), impedindo a conclusão da atualização. O erro era causado por versões antigas do Easy Anti-Cheat, anteriores a abril de 2024, que entravam em conflito com o novo Windows. Para evitar danos maiores, a própria Microsoft chegou a bloquear temporariamente a instalação da versão 24H2 em máquinas afetadas.

Atualização KB5062553 do Windows 11 dava erro e travava PCs. Imagem: Windows Latest/Reprodução
Atualização KB5062553 do Windows 11 dava erro e travava PCs. Imagem: Windows Latest/Reprodução

Agora, esse bloqueio foi removido. De acordo com a empresa, o erro foi resolvido após uma correção de compatibilidade que está sendo distribuída com os pacotes mais recentes do sistema. Ou seja, se você ainda não atualizou, já pode ir nas configurações e instalar a 24H2 sem medo.

Esse tipo de conflito entre o Windows e softwares de terceiros não é exatamente novidade, mas gera frustração quando envolve ferramentas populares entre gamers. O ideal seria que essas falhas fossem identificadas antes da liberação das versões finais, especialmente considerando que o processo de atualização, na teoria, deveria ser simples e automático.

Esperamos que os problemas realmente tenham sido resolvidos, mas se notarmos alguma falha ou bug, voltaremos a falar disso aqui no Oficina da Net.

Bug no Firewall continua

Apesar da correção na atualização, alguns usuários relatam que outro problema que ainda persiste é um erro no Visualizador de Eventos do Windows, onde o sistema acusa uma falha no Firewall mesmo que tudo esteja funcionando normalmente.

Esse bug começou na atualização opcional de junho (KB5060829), e a Microsoft prometeu corrigi-lo agora em julho. Mas, na prática, parece que a falha só se espalhou para mais usuários com a chegada do novo patch.

A empresa chegou a marcar esse problema como "resolvido" no painel de status do Windows, mas voltou atrás após novos relatos confirmarem que o erro continuava acontecendo.

Se você notar mensagens como "Evento 2042 para o Firewall do Windows com Segurança Avançada" ou "Falha na leitura da configuração", fique tranquilo: trata-se de um erro falso, causado por um recurso ainda em testes, segundo a própria Microsoft.

Fonte