Se você tem um POCO F4, POCO X4 GT ou Redmi 10 5G, saiba que a Xiaomi encerrou oficialmente o suporte para esses modelos. Isso significa que eles não receberão mais atualizações de sistema ou correções de segurança, entrando na lista de aparelhos oficialmente aposentados pela fabricante. Todos esses dispositivos foram lançados em 2022, ou seja, duraram cerca de três anos.
O que significa o fim do suporte?
Quando um celular sai da lista de suporte da Xiaomi, ele deixa de receber qualquer tipo de update, seja de sistema, segurança ou até mesmo correções para bugs mais simples. Isso não impede que o aparelho funcione normalmente, mas pode aumentar os riscos de falhas de segurança e reduzir a compatibilidade com aplicativos futuros.
Ou seja, quem ainda está com um desses modelos pode continuar usando, mas é bom começar a pensar numa possível troca nos próximos meses, especialmente se o celular já apresentar sinais de lentidão ou bateria fraca.
Quais modelos foram afetados
Os aparelhos que acabaram de entrar na lista de fim de suporte são:
- POCO F4
- POCO X4 GT
- Redmi 10 5G
- POCO C40 (modelo não comercializado no Brasil)
Todos foram lançados entre junho e julho de 2022 e se destacaram na época por trazerem bom custo-benefício, com foco no público intermediário.
Mais celulares devem perder suporte em breve
A Xiaomi costuma seguir um ciclo regular de encerramento de suporte para seus dispositivos, especialmente os mais baratos. Segundo informações já divulgadas pela própria empresa, outros modelos terão o suporte encerrado em setembro de 2025, como:
6 de setembro
23 de setembro
- Mi 11T
- Xiaomi 11 Lite 5G NE
- Xiaomi 11T Pro
- Redmi A1
- Redmi A1+