Nesta terça-feira (14), a Philco realizou uma coletiva de imprensa para anunciar o PNB14, o primeiro notebook da empresa que surge para se oferecer como uma nova opção diante do cenário em que boa parte das pessoas aderem ao método de home office e homeschooling. O dispositivo é classificado pela empresa como um modelo de entrada que deve atender especialmente usuários de nível menos exigente, com capacidade de reproduzir filmes, realizar edição de textos, navegar na internet e assim por diante.

PNB14 : conheça o primeiro notebook da Philco

O PNB14 vem equipado com uma tela IPS de 14 polegadas e resolução Full HD, o que representa um grande diferencial em relação aos concorrentes da mesma categoria. Quanto às demais especificações, pouca coisa difere de outras opções do mercado.

Philco PBN14 é o primeiro notebook da Philco. (Crédito: Philco/Reprodução)
Philco PBN14 é o primeiro notebook da Philco. (Crédito: Philco/Reprodução)

Debaixo do capô, o notebook conta com o processador Celeron N3350, capaz de fornecer um desempenho suficiente apenas para tarefas mais básicas do dia a dia, sem exagerar em qualidade gráfica ou alto estresse de processamento, como ao reproduzir jogos ou editar vídeos. Esse chipset é acompanhado por uma configuração de 4 GB de memória RAM, soldada e que não permite upgrades no futuro.

O armazenamento é oferecido por meio de um eMMC de 128 GB, porém pode ser facilmente expandido ao utilizar um SSD no formato plug-and-play na parte de trás do notebook. A bateria é de 5.000 mAh que, segundo a Philco, é capaz de garantir uma autonomia de 6 a 12 horas, dependendo do tipo de uso.

Philco PBN14 oferece 128 GB de armazenamento. (Crédito: Philco/Reprodução)
Philco PBN14 oferece 128 GB de armazenamento. (Crédito: Philco/Reprodução)

Para videochamadas, a câmera integrada tem resolução de 0,3 MP, capaz de gravar apenas vídeos VGA. Quanto às entradas, há um conector P2 para fones de ouvido de 3,5 mm, duas portas USB 3.0 e uma HDMI. A empresa ainda destaca um design fino e leve, aliado de um touchpad eficiente e teclado macio. O PBM 14 vem com o sistema Windows 10 Home de fábrica, e como já é de se esperar, não é compatível para receber Windows 11.

Preço e disponibilidade

O PNB14 já pode ser adquirido no Brasil pelo site oficial da fabricante e está disponível apenas na cor chumbo. Durante a coletiva, a empresa garantiu que o produto vai chegar às lojas físicas e no varejo online em breve, mas ainda não deu detalhes sobre isso.

O preço ficou da seguinte forma:

  • PBN14 (4GB de RAM + 128 GB armazenamento): R$ 2.699