A Lenovo lançou nesta semana a quarta geração de seu notebook ThinkPad X1 Extreme. O laptop conta com o hardware mais recente da Intel e NVIDIA dentro de uma carcaça leve e fina feita em fibra de carbono. Na mesma ocasião também foi anunciado o novo ThinkPad Yoga com tecnologia AMD.

Conheça o Lenovo Thinkpad X1 Extreme

O Thinkpad X1 Extreme é sem dúvidas o principal lançamento da Lenovo. O notebook traz um corpo feito em fibra de carbono para manter baixo (1,81Kg) seu peso e apresentar uma estrutura fina, com apenas 17,7mm.

Nesta nova versão da máquina, a desenvolvedora chinesa de computadores implementou um sistema de resfriamento híbrido que utiliza as tradicionais aletas de cobre e uma grande câmara de vapor, além de utilizar um design de desvio duplo para melhorar a circulação de ar.

4ª geração do notebook Lenovo ThinkPad X1 Extreme. Fonte: Lenovo
4ª geração do notebook Lenovo ThinkPad X1 Extreme. Fonte: Lenovo

O motivo de haver um sistema de resfriamento mais robusto no X1 Extreme é pelo fato do notebook utilizar um processador Intel Core i9 de 11ª geração da série H em conjunto com uma placa de vídeo Nvidia RTX 3080 (com opção também para uma RTX 3050Ti). Em termos de tela temos um tamanho de 16" com resolução QHD+ ou UHD+. O display oferece suporte para Dolby Vision HDR e possui 600 nits de brilho máximo, além de tentar simular 10 bits (cores com 8 bits + 2 bits em FRC dithered).

4ª geração do notebook Lenovo ThinkPad X1 Extreme. Fonte: Lenovo
4ª geração do notebook Lenovo ThinkPad X1 Extreme. Fonte: Lenovo

O novo notebook da Lenovo pode ser configurado com até 64GB de memória RAM DDR4 e dois SSDs M.2 NVMe PCIe Gen 4 de 2TB. Indo para a bateria, o computador conta com uma célula de ions litio de 90Wh com uma duração de 10,7h. Em termos de conectividade, temos Wi-fi6E e WAN sem fio 5G opcional.

Lançamento e disponibilidade

O notebook Lenovo ThinkPad X1 Extreme será lançado em agosto de 2021 com preço inicial de US$2150.